[Bancariosdebase] Res: Res: [bancariosdbase] extrato

Discussões sindicais dos bancários da grande são paulo bancariosdebase em lists.aktivix.org
Domingo Fevereiro 14 01:04:53 UTC 2010


Prezados companheiros, manos e minas


Um panfleto "curto e grosso" deve centrar sua atenção em um ou dois (no máximo) assuntos. Aqui temos, no limite, 2,quais são 1- a ameaça de redução de direitos com proposta concreta na CEF e poderá ocorrer no BB; 2 agitação em torno da campanha antecipada. O primeiro de carater eminentemente agitativo; o segundo de caráter mais "propagandístico" e teria o condão de se apresentar para oo resto do país como exortação da necessidade de e organizarmos a categoria contra os ataques da patronal e do governo.

Exatamente pela natureza diferente dos temas (um imediato e outro mais de longo prazo) entendi que seria melhor fazer dois materiais, ao invés de 1 pois não haveria condições de desenvolver melhor os temas propostos. Indo direto ao assunto. O caso do Marcel ele está no panfleto, pois envolve o BB e ele é diretor sindical proveniente do BB, alçado a cargo de confiança do patrão. Se na CEF ninguém sabe de quem se trata, no BB sabe-se muito bem; e mais: que este senhor influencia sobre as decisões tomadas para toda a categoria no Comando Nacional dos Bancários Tentei utilizar esta "deixa" e propor democratizar os rumos da campanha em torno de eleição na base, por meio das assembléias,  das pessoas que negociam em nome dos próprios bancários. A democratização dos rumos do movimento não tira o caráter agitativo do panfleto. De nada adianta chamar atenção dos ataques patronais, de convocar assembléia, se a vontade do
 bancário é deixado de lado na mesa de negociação dos banqueiros? Alertar o bancário da necessidade de contruir a sua campanha é o sentido da campanha antecipada e da luta contra o ataques do governo, CUT, CONTEC, banqueiros, etc, etc, etc, certo?

De qualquer forma, vou reescrever o material para apresentá-lo, no mais tardar, na manhã de segunda para apreciação do grupo.

Um forte abraço.

Márcio


________________________________
De: Utopia <utopia_s em yahoo.com.br>
Para: bancariosdbase em yahoogrupos.com.br; Bancários de Base Novo <bancariosdebase em lists.aktivix.org>
Enviadas: Sábado, 13 de Fevereiro de 2010 11:45:50
Assunto: Re: Res: [bancariosdbase] extrato

  
OIá, Kamaradas!!! 
Sexta feira difícil esta né?   De início quero expressar a minha concordância com a posição de dar outra redação e formato ao panfleto, cuja definição pressupõe   um texto curto e grosso, centrado.  Os demais tópicos abordados pelo Márcio são relevantes,   porém   perdemos em agitação e precisamos pressionar para que haja essa assembléia, pois os inimigos estão agindo e não temos muito tempo.  Gostaria de informes mais completos quanto ao contato feito com outros setores da oposição quanto à premência de agir no tocante  ao golpe anunciado. ES, BU, MA, RN, RS e SC, além de oposições como Brasília, SP, RJ, etc,   têm condições de pressionar para a realização das assembléias e se não  o fizerem, será por miopia política ou por razões “secretas”.  Gostaria de saber também como estão nossos contatos no tocante às listas e se estão sendo enviados os e-mails para a pelegada  cobrando assembléia. 
 Por “acá”,  NA BASE DO FAZ-DE-CONTA, a burocracia realizou agitação (arte do espetáculo,  Daniel), devido  supressão do feriado municipal de 19.02, data de emancipação da cidade e o Bradesco via Fenaban,  aliados ao Judiciário e com a passividade real/racional  da administração petista e da CUT local,  conseguiram impor aos bancári em s mais esta derrota.   Passaram na ag e falaram em plenárias nas regionais.  A conferir. A primeira seria em Osasco.   Será que chamariam plenária para fugirem de assembléias?   Mudando de “pato pra ganso”,  até onde eu sei,  temos 500 jornais no centro SP Capital), 250 com o Mauro (para REROP é pouco) e 250 com a Rosana para os bairros.  Temos também cerca de 250 a 300 com alguns de nós para malotes e ags próximas ainda não feitas, além do que está com o Hugo BB para a Verbo Divino ( Precisamos ajudá-lo na próxima sexta).  Precisaríamos debater entre nós, se  seria
 afirmativo aproveitar o fotolito já feito e rodar alguns poucos milhares e  complementar o trabalho em grandes centros da Capital que não fizemos (CEIC, UBB Patriarca, CAIXA e BB Paulista, CAIXA SÉ, SANTANDER e suas “casas”, CTO, BOA VISTA), etc .   Gostaria de cumprimentar o  Daniel pela importância e pela visão na abordagem dos temas ligados à questão UNIBAN (desconhecia a proposta).  Também quero comunicar que tenho a obra citada e posso socializá-la.  E a revista MAISVALIA3 do MNN (Hugo BB) traz uma matéria assinada por  Hector Benoit, que faz uma abordagem desta forma mistificadora da realidade.  E da qual o sistema se utiliza para alienar e melhor manipular as massas (partindo do controle individual de corações e mentes), fazendo com que as pessoas pensem e ajam em bases virtuais, negando o real e o racional.  
 Saudações !!!

--- Em qui, 11/2/10, Mÿffffe1rcio Cardoso da Silva <marciocarsi@ yahoo.com. br> escreveu:


>De: Mÿffffe1rcio Cardoso da Silva <marciocarsi@ yahoo.com. br>
>Assunto: Res: [bancariosdbase] extrato
>Para: bancariosdbase@ yahoogrupos. com.br
>Data: Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2010, 1:01
>
>
>  
>Caríssimos.
>
>Trata-se de DOIS materiais aí. De acordo com o deliberado na última reunião, fiquei coma  tarefa que abordasse: 1-campanha salarial antecipada, 2-campanha contra a proposta da CEF apresentada à CONTEC de redução de jornada sem redução de salários, 3- que a experiência não se repita no BB pois debatemos sobre a estruturação de propsota de PCCS.
>
>Como são assuntos díspares (um imediato e outro estratégico) eu entendi que só podeia fazê- desdobrado em dois materiais: o primeiro com o título : MANIFESTO PELA CAMPANHA NACIONAL ANTECIPADA;  o segundo com o título TENTATIVA DE GOLPE NA CATEGORIA que aborda o problema da peoposta de redução de direitos na CEF que poderá ocorrer no BB.
>
>Quanto ao "destaque especial ao Diretor Marcel" se deve a apenas o fato (trazido diversas vezes aqui) de ser nomeado a cargo de gerente no BB em pleno mandato sindical e compor a comissão de empresa do BB e de compor o comando nacional de negociação da categoria (que envolve trabalhadores de todos os bancos, inclusive da CEF). Trata-se nada mais nada menos  de um preposto dos patrões negociando interesse dos bancários (embora o simples fato de ser da CONTRAF-CUT já bastaria para tal). Logo, a palavra de ordem TEM TUDO A VER com o que abordamos no panfleto. Como uma de nossas bandeiras é a democracia no sindicato, apenas acrescentei uma velha reivindicação da categoria de eleger a comissão de empresa/negociação bancários de base nas assembléias. São os bancários que devem decidir os seus rumos, e não os prepostos do governo.
>
>Logo, são dois panfletos e não um. Para aproveitar papel e para propagar ambos materiais, propus que um estivesse na frente e outro no verso. Confesso que do jeito que foi apresentado aqui, ficou meio confuso e dava a impressão de ser apenas um extenso material (embora tenha deixado claro na minha primeira mensagem.
>
>Abraços.
>
>Márcio
>
>
>
>
________________________________
De: INESQUECIVEL <ines_quecivel@ terra.com. br>
>Para: bancariosdbase@ yahoogrupos. com.br
>Enviadas: Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2010 8:15:58
>Assunto: Re: [bancariosdbase] extrato
>
>  
>Olá Pessoal,
> 
>Concordo com Hugo e Tavares. O foco do panfleto é chamar assembléias para debater o ocorrido na CEF e lembrar aos bancários que essas resoluções poderão ser também tomadas no BB e em outros bancos públicos. Acho que o texto tem que focar nas assembléias. 
> 
>Inês
>----- Original Message ----- 
>>From: Hugo Scabello 
>>To: bancariosdbase@ yahoogrupos. com.br 
>>Sent: Wednesday, February 10, 2010 12:28 AM
>>Subject: Re: [bancariosdbase] extrato
>>
>>  
>>Ola,
>>
>>Acho que tira o foco do principal essa reinvindicação sobre  Marcel. Não seria melhor focar na proposta de não aceitar nenhuma proposta sem convocação de assembléia (com prévia divulgação)?
>>
>>Acho que o texto é longo demais para um panfleto. O formato dele me parece mais para uma divulgação virtual ou num jornal, panfleto costuma ser breve e direcionado ao ponto (que no caso da caixa, pelo que eu lembro da reunião, era a convocação da assembleia)
>>
>>Hugo
>>
>>
>>Em 9 de fevereiro de 2010 23:02, tovarich <capeta56 em yahoo. com.br> escreveu:
>>
>>  
>>>Kmaradas:
>>>
>>>Porque esse destaque especial ao tal diretor Marcel, do Sindicato?
>>>
>>>Pensava em um documento denunciando a proposta da CAIXA e tentando mobilizar para combater a proposta de redução de horas sem incorporação salarial.
>>>
>>>Não estou entendendo mais nada!!!
>>>
>>>tavares
>>>
>>> 
>>>
>>> 
>>>
>>>Em 09/02/2010 22:24, Utopia escreveu: 
>>>  
>>>>Segue o simbolo.
>>>>
>>>>
>>>>
>>>>--- Em seg, 8/2/10, Mÿffffe1rcio Cardoso da Silva <marciocarsi@ yahoo.com. br> escreveu:
>>>>
>>>>
>>>>>De: Mÿffffe1rcio Cardoso da Silva <marciocarsi@ yahoo.com. br>
>>>>>Assunto: [bancariosdbase] Material de campanha antecipada e contra redução de direitos. [1 Anexo]
>>>>>Para: "Bancários de Base" <bancariosdbase@ yahoogrupos. com.br>
>>>>>Data: Segunda-feira, 8 de Fevereiro de 2010, 0:14
>>>>>
>>>>>
>>>>>  
>>>>>Prezados companheiros, manos e minas.
>>>>>
>>>>>No sábado fiquei com a tarefa de eleborar um material de agitação na base sobre a necessidade de impulsionar a campanh anacional antecipada e sobre o problema da proposta de redução de direitos dos funcionários da CEF pelo governo Lula. E que estes materiais teriam também o objetivo de engajar a oposição nacionalmente. Como o ataque da redução de direitos é algo concreto e a campanha antecipada é um assunto mais "estratégico" , então resolvir desdobrar o material em 2. Um que falasse sobre a necessidade da campanha antecipada e outra somente que cuida do problema da redução de direitos.
>>>>>
>>>>>Assim, segue o primeiro esboço do material. A proposta é que façamos um panfleto de frente- verso para fazer agitação mesmo. A sua distribuição seria, na medida do possível, o mais próximo das panfletagens que fazemos com o nosso jornal, principalmente nos complexos dos bancos públicos e privados.
>>>>>
>>>>>De qualquer forma, gostaria que os companheiros dessem uma olhada e fizessem os ajustes até sexta para que possamos começar a diagramar o material. Alguém aí tem aquele símbolo da "Voz do Bancário" para me enviar?
>>>>>
>>>>>Um forte abraço.
>>>>>
>>>>>Márcio
>>>>>
>>>>>MANIFESTO PELA CAMPANHA NACIONAL ANTECIPADA
>>>>> 
>>>>> 
>>>>2010 será um ano muito difícil para os bancários de forma geral não somente pelos desdobramentos da crise econômica, mas também pela alta ofensiva ideológica sobre os trabalhadores. No primeiro semestre haverá Copa do Mundo em que o país se paralisa para acompanhar a competição. No segundo semestre terá as eleições gerais para presidente  governador e legislativos estadual e federal. Por isso, o PT fará de tudo para continuar no poder central, ainda que para isso seja necessário subordinar a nossa campanha salarial em proveito de suas candidaturas, usando as estruturas sindicais onde a CUT é direção, como é o caso da maioria dos sindicatos do país. Prova disso foi a tentativa frustrada da CONTRAF-CUT  e seus aliados de aprovar uma Convenção Coletiva de Trabalho de 2 anos de duração (acordos bianuais) em 2009. 
>>>>  
>>>>Por outro lado é necessário que os bancários negociem com os banqueiros na prática. O dirigente sindical Marcel Juviniano Barros foi nomeado a cargo de confiança pelo governo Lula e preside a comissão de empresa do BB além de compor a mesa de negociação geral da CONTRAF-CUT. Não há qualquer possibilidade de vitória quando quem negocia por nós seja preposto dos banqueiros e do governo. 
>>>>Outra forma de colocar nossas reivindicações na geladeira são a Mesas Temáticas de Negociação Permanente (ou de “enrolação permanente”), querendo mentir para os bancários de que os temas como isonomia nos bancos públicos e estabilidade nos bancos privados estão sendo negociados de forma séria. 
>>>>A burocracia e os banqueiros já fazem a sua “campanha antecipada”. A CUT indica para aprovação uma proposta de aditivo de validade de 2 anos no Santander na questão da distribuição os lucros. O governo faz uma proposta de redução de jornada de trabalho com redução de salário para os trabalhadores da CEF, mas também pode surgir no BB, pois se trata do mesmo patrão, e de tabela, para os trabalhadores incorporados BEP, BESC e Nossa Caixa. 
>>>>Diante desta situação, entendemos que não podemos repetir a lógica das campanhas salariais anteriores de somente mobilizar a categoria somente após setembro. Para evitar os ataques da patronal e do governo Lula é necessário que se inicie desde já a campanha salarial dos bancários. 
>>>>Mas para que isso se concretize é necessário levar a proposta para os bancários do país inteiro e isso não será possível sem o engajamento de bancários e lideranças sindicais independentes dos governos e dos patrões  de outras bases. Chamamos todos os bancários a organizar a mobilização da categoria nacionalmente em torno de bandeiras históricas como isonomia, respeito à jornada de 6 horas, plano de reposição de perdas, estabilidade nos bancos privados, delegados sindicais para todos os bancos, aumento real (de verdade), etc. 
>>>>VAMOS CONSTRUIR A CAMPANHA NACIONAL ANTECIPADA DOS BANCÁRIOS! 
>>>>TENTATIVA DE GOLPE NA CATEGORIA. 
>>>>O governo Lula apresentou uma proposta de redução da jornada de 8 para 6 horas para os funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF). Nela faz apenas faz uma proposta de indenização pela 7ª e 8ª hora para os que já trabalham em período integral. Depois de recebida a indenização, todos passariam a trabalhar 6 horas. 
>>>>No entanto, a proposta silencia quanto o valor do salário do bancário após ser indenizado. E mais, qual será o salário daqueles que ingressarem na CEF após a fixação da jornada de 6 horas. Para nós, isso pode ser um balão de ensaio para se passar a redução dos salários destes trabalhadores. 
>>>>No Banco do Brasil já há debates sobre um plano de carreira, cargos e salários (PCCS), em que a redução da jornada de trabalho de 8 para 6 horas para os trabalhadores nas funções de Assistente de Negócios e Assistente Administrativo, por exemplo. Assim, o que for aprovado na CEF poderá ser implantado no BB, com o agravante de um dos negociadores dos bancários foi nomeado a cargo de confiança no Banco do Brasil. 
>>>>Mas estes ataques não serão possíveis sem a colaboração das entidades “representativas” como a CONTEC, que colocará a apreciação de seu “corpo jurídico”; e da CONTRAF-CUT, que até agora não se pronunciou sobre o assunto. 
>>>>É necessário a convocação de assembléias para que os bancários construam uma proposta de carreira, cargos e salários. Queremos respeito à jornada de trabalho de 6 horas, mas  SEM REDUÇÃO DE SALÁRIO. 
>>>>Por isso o coletivo Bancários de Base quer ajudar a construir uma campanha nacional contra o golpe de redução de direitos que o governo Lula e os banqueiros preparam para a categoria. Por isso propomos: 
>>>>-REJEIÇÃO DE QUALQUER PROPOSTA QUE ENVOLVA REDUÇÃO DE DIREITOS! 
>>>>-NENHUMA PROPOSTA SERÁ APROVADA SEM CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA DA CATEGORIA; 
>>>>-COMISSÃO DE EMPRESA ELEITOS NAS ASSEMBLÉIAS! FORA MARCEL JUVINIANO NOMEADO A CARGO DE CONFIANÇA PELO GOVERNO LULA NO BB! 
>>>>
>>>>
>>>>
________________________________
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes  
>>>>________________________________
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes 
>>>>
>>>>________________________________
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes 
>>>>________________________________
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes 
>>>>__._,_.___
>>>>| através de email Mensagens neste tópico (6) 
>>>>Atividade nos últimos dias: 
>>>>Visite seu Grupo Adicionar um novo tópico 
>>>> 
>>>>Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso
>>>. 
>>>
>>>__,_._,___ 


      ____________________________________________________________________________________
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.aktivix.org/pipermail/bancariosdebase/attachments/20100213/0b50629c/attachment-0001.htm>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase