[Bancariosdebase] Fw: carta aberta/REESTRUTURAÇÃO CAIXA
INESQUECIVEL
ines_quecivel em terra.com.br
Terça Março 9 22:14:44 UTC 2010
Mensagem
--------------------------------------------------------------------------------
De: GIFUSBE - GI Adm Fundos e Seguros Sociais, BE
Enviada em: terça-feira, 9 de março de 2010 10:34
Assunto: ENC: carta aberta/REESTRUTURAÇÃO CAIXA
Pessoal,
Esse email está circulando desde ontem dentro da CEF e refere-se à, já em andamento, reestruturação das áreas meio.
Um abraço
Inês
QUANTO VALE O DESENVOLVIMENTO DE UMA NAÇÃO, DE UM PAÍS
Ilma. Presidenta da Caixa Econômica Federal
Maria Fernanda...
Eu,David dos Santos Pena, ingressei-me na Caixa Econômica Federal lá pelos idos dos anos 80. Para ,melhor situarmos, precisamente em 10/10/1989. Orgulhoso e no ápice de minha jovialidade estava pronto a atender aos mais diversos e pitorescos chamados da empresa, com a qual, obstinado, tinha propósitos de crescimento profissional e pessoal, tamanha a grandeza da CAIXA.
Vem então uma primeira, uma segunda, uma terceira, uma quarta, enfim deixei de contabilizar as mudanças ocorridas nesses 7.451 dias, 20 anos 4 meses e alguns dias, das áreas nas quais trabalhei. Mudanças, estas, nunca bem explicadas, nunca bem justificadas e nunca bem terminadas.
Recebi no último dia 5 de março de 2010, através de meu Gestor Direto, a notícia de que área a qual dediquei mais de 10 anos da minha vida funcional, a GIFUS/GO e as demais no país, estavam extintas. Extinção proporcionada pelo novo desenho institucional.
Intitulam-se, atualmente, essas mudanças de " 1ª onda", "2ª onda" e "3ª onda". Diferentemente de nossos "estudiosos administradores", daria a essas três ondas um único nome. O nome da moda que é."TSUNAME", tamanho o estrago e devastação Pessoal, Profissional, Familiar, institucional etc, que vem causando essas ondas. Diversas conseqüências irreparáveis, no aspecto moral e psicológico também são contabilizadas naqueles que são os principais protagonistas. Os empregados diretamente envolvidos.
Melhor.Refluindo, diria que seria injusto tal denominação, "TSUNAME", pois hoje quando da ocorrência do evento climático citado, já existe mecanismos e formas de avisar e mobilizar a população dos efeitos nocivos e guarnece-la em proteção.Contrariamente ao que ocorre nas ondas de reestruturação da CAIXA. Tratam os assuntos administrativos como táticas de guerrilhas ou investida militar dos idos da ditadura. Sempre na calada da noite para surpreender o inimigo, do que como uma estratégia administrativa zelosa.
O que observamos e é amplamente publicado nos balanços da CAIXA, nos últimos 5 anos, graças a resignação e fidelidade do seu corpo funcional, é uma empresa SUPERAVITÁRIA, apesar de ter como principal cliente toda a nação Brasileira, quando fomenta os governos Federal, Estadual e Municipal nas mais diversas áreas como Saúde, Cultura, Lazer e principalmente INFRA-ESTRUTURA.
Ainda que o resultado de nossa empresa fosse pífio, deficitário, ainda assim, perguntaria aos nossos iluminados administradores:"___Qual é o preço do desenvolvimento de uma nação? De um País?". Ouso responde-los. "É INESTIMÁVEL".
Mas, ainda assim, tentando entender nossos administradores, no que concerne a uma reestruturação de tamanha envergadura, acredito que uma instituição financeira, apesar de fomentar o crescimento do estado brasileiro, deve estar sempre alerta em seu voraz mercado de atuação, que é o financeiro. Devemos sempre acompanhar as necessidades do Mercado, a evolução tecnológica, é certo. Mas, não devemos perder jamais nosso foco e nossa missão conhecida nos quatro cantos do mundo, a qual faço relembra-los "Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro." E acima de tudo guarnecer e respeitar profissional e pessoalmente, aqueles que são realmente a mola mestra propulsora que tudo faz acontecer e mover na CAIXA, que é o seu corpo funcional.
Sucedâneas mudanças que foram,são e serão aplicadas ao longo dos anos, propiciam uma perda incomensurável de seu capital intelectual, e os ciclos de superação do corpo funcional, através de muita dedicação, compromisso e profissionalismo se completam mantendo a qualidade e sempre deixando como referência de competência, os trabalhos aqui desenvolvidos da CAIXA.
Enquanto empregados, entendemos o nosso papel, como sendo um Banco Social fomentador do estado brasileiro e orgulhamos de fazer parte ativamente da historia dos "Brasiis" proporcionando dignidade para população brasileira. Mirem-se nas pesquisas de satisfação realizadas nos últimos anos.
Ao corpo Gestor e Administrativo da CAIXA, Pergunto-lhes:"__Estão em sintonia com esse orgulho e sentimento?". Novamente, ouso responder-lhes, que no mínimo pairam dúvidas, desses, quanto a indagação que vos faço. Pois, uma mudança estrutural de tamanha envergadura que não prima pelos princípios e objetivos propostos até então, cuja propaganda se faz dioturnamente, É PURA VAIDADE.......
A convulsão institucional esta armada. Fica portanto o meu repúdio pessoal ante ao descaso da administração com o seu maior patrimônio, que é o corpo funcional. Declarar estar num vácuo profissional, pois são mais de 10 anos dedicados a Vice -Presidência de Fundos e Seguros e à causa habitacional.
Aos sempre iluminados idealizadores dessa reestruturação faço uma última indagação:____QUAL O PROPÓSITO OU COMO UMA EMPRESA QUE NOS ÚLTIMOS 5 ANOS TEM CRESCIMENTO PATRIMONIAL E É SUPERAVITÁRIA, QUE TEM COMO PRINCIPAL CLIENTE OS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, SOFRE UMA CONVULSÃO ADMINISTRATIVA DE TAMANHA ENVERGADURA????"
Sincera e honestamente. Não consigo entender como áreas estratégias da empresa, Gerência de Risco, que muito contribui para que as operações da CAIXA sejam positivas transformando-as em lucros e área como as Gerências de Fundos e Seguros, hoje principal fomentadora do Programa de Aceleração (PAC) do Governo federal, tenham sua capacidade de operação extremamente reduzidas com perda significativa do seu capital intelectual. Não temo em afirmar que decisões como esta estejam na contra mão do crescimento da CEF e do estado Brasileiro. Com a palavra os "iluminados administradores!!!"
Ao corpo funcional da CAIXA, conclamo a nos indignar com todo tipo de arbitrariedade imposta, saindo do ostracismo. Não podemos aceitar, e não cabe mais em nossos dias, onde o diálogo é prevalente até nas mais tradicionais cortes do mundo, permitir devaneios administrativos na administração pública.
Coloco-me Sr. Presidente para até o apagar das luzes formar uma força tarefa CUJO INTUITO É APRESENTAR UM ANTE PROJETO, DE VIABILIDADE DAS ÁREAS EXTINTAS.
ECONOMIÁRIOS!!!
VAMOS NOS INDIGNAR!!!SAIA DO OSTRACISMO!!!
NÃO AO CORPORATIVISMO!!!VAMOS A UMA LUTA UNA !!!
DAVID DOS SANTOS PENA
Funcionário CEF
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.aktivix.org/pipermail/bancariosdebase/attachments/20100309/6b5d382c/attachment.htm>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase