[Bancariosdebase] A Batalha do Chile

INESQUECIVEL ines_quecivel em terra.com.br
Quinta Maio 13 09:56:33 UTC 2010


Sandra,

Primeiro não se sinta culpada. Eu quis e quero que você seja mordada pelo "bichinho" do socialismo. Esse bichinho depois que pega a gente não larga mais..rsr...Na verdade quem se expressou mal fui eu.
Nossa vida é uma resistência diária e cotidiana que muitas vezes nos esgota, sobretudo quando deparamos com a falta de consciência das pessoas. O sonho ou a utopia do socialismo é possível. Como dizemos na U.Socialista tudo que está aí foi e é produção humana e portanto somos capazes de mudar e de construir um sistema de vida melhor para todos/as. Nossas forças e nossa criatividade vem sendo esmagada pelo sistema capitalista. Sonhar, criar e ser feliz é próprio do ser humano. Tudo isso está sendo esmagado pela busca louca do consumismo(base do capital) como tentativa de substituir aquilo que nos tiraram. Temos que sonhar Sandra,e  temos que lutar para que lá na frente exista verdadeiramente uma condição de vida humana e não mecânica como a de hoje.

Bjs a todos/as

Inês
  ----- Original Message ----- 
  From: sandrarbastos 
  To: bancariosdebase em lists.aktivix.org 
  Cc: ines_quecivel em terra.com.br ; anipa.freire em yahoo.com.br 
  Sent: Wednesday, May 12, 2010 8:21 PM
  Subject: Re: [Bancariosdebase] A Batalha do Chile


  Oi Inês, 

  Não disse que não devemos resistir, só não consigo vislumbrar a Revolução Socialista acontecendo tão já. 
  Infelizmente o sistema está aí e, penso eu,  a resistência é fundamental para  melhorarmos as condições do que nos enfiam goela abaixo. Por incrível que parece, é isto que faço todos os dias: dizer às pessoas que elas não precisam e muito menos devem aceitar o que o capitalismo estabelece como sendo a única alternativa; consuma o que lhe é necessário, ganhe o suficiente para viver dignamente  e nunca, em hipótese alguma, ultrapasse o seu limite para adquirir o que quer que seja, porque se você ultrapassou o seu limite é sinal que está avançando  sobre o limite de outro. 

  Tudo bem Inês, a culpa é minha. Não consigo expressar meus pensamentos e sentimentos com clareza.  Apenas algo que gostaria de esclarecer ao companheir em s: nunca fui militante, provavelmente nunca serei. O que sou, desde que me conheço por gente, é uma pessoa revoltada com as barbaridades que acontecem ao meu redor e, neste sentido, sempre lutei. 

  Abraços, 

  Sandra. 

  Em 12/05/2010 07:45, INESQUECIVEL < ines_quecivel em terra.com.br > escreveu:
  

  DIV { MARGIN: 0px }
  Oi Aninha,

  Essa trilogia é realmente comovente. Recentemente vi um documentário sobre o que ainda sobrou de resistência dessa organização popular no Chile. Isso nos dá a dimensão do quanto os povos lutam pela liberdade. Essa "história" que nos contam a midia e os governos são irreais. Domingo assisti o filme do Michel Moore e nele também dá para ver o quanto o povo pobre americano também resistiu nesse último período de crise econômico. As "coisas" não se dão sem resistência. Viu Sandra.....é por isso que nós não desistimos nunca. É por isso que com toda a quantidade de inutilidades que nos colocam diariamente, lutamos por ampliar as consciências. É delas que virá a mudança. 

  P.s.: Quem quiser ver o documentário do Moore é só me falar.


  Um 
  Abraço

  Inês
  ----- Original Message -----
    From: Ana Paula Lima Freire
    To: BancariosDeBase Activix
    Sent: Tuesday, May 11, 2010 2:46 PM
    Subject: [Bancariosdebase] A Batalha do Chile
    Olá!


    Ontem assisti a trilogia "A batalha do Chile- A luta de um povo sem armas". Trata-se de um documentário com entrevistas e imagens da época da revolução Chilena, sob o governo do companheiro Allende.
    Estou muito comovida com tudo que vi. Fica explicita a dimensão do que é a verdadeira consciência de classe. Era o povo que estava no poder, e apesar dos constantes boicotes, a organização popular conseguia avançar e dar respostas satisfatórias aos problemas criados pela burguesia. Quanto mais atacavam, mais o povo se unia, se organizava, e mais tinha consciência do potencial criador do proletário. Conseguiram formar os cordões industriais, criar formas de abastecimento e de combate ao mercado negro, colocaram as fábricas para funcionar a todo o vapor sem patrão nem engenheiros, criavam peças que, por conta do boicote, deixaram de ser fornecidas, e estavam unidos, conscientes e buscando soluções conjuntas através do diálogo. Foi uma tragédia o golpe que derrubou o poder popular no Chile. Uma covardia imensa daqueles que assassinaram milhares de trabalhadores chilenos. Setores das forças armadas foram corrompidos, e os que mantinham-se fiéis ao governo popular foram brutalmente assassinados.

    Mas o filme nos mostra que apesar do golpe a luta continua. Que mataram homens e mulheres mas não conseguiram matar as idéias, os sonhos, a vontade de viver em liberdade. Tudo ocorreu, como sempre, patrocinado pela CIA, pelo maldito poder imperialista Estadunidense, com o apoio imprescindível das nojentas burguesias locais.
    Um misto de tristeza e esperança fica para nós, que vivemos ainda em tempos sombris, assistindo a impunidade aos torturadores de nossa pátria desvalida. Nossa américa latina, nossa África ainda tão matratadas... A mesquinhez humana prevalece ditando as ordens, suprimindo a liberdade, escravisando sem perceber que ela mesma se faz escrava de seu poder opressor. Mas a certeza em nós permanece pela luz que os lutadores do passado doaram aos nossos caminhos. Sabemos que a consciência é possível, que a luta é possível, que “o amor, o trabalho e o conhecimento são as fontes da nossa vida”, e que é preciso que nós a governemos. Companheiros, estou certa de que um dia venceremos!



    Ana.


      


----------------------------------------------------------------------------



    _______________________________________________
    Bancariosdebase mailing list
    Bancariosdebase em lists.aktivix.org
    https://lists.aktivix.org/mailman/listinfo/bancariosdebase


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.aktivix.org/pipermail/bancariosdebase/attachments/20100513/c68b7a65/attachment.htm>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase