[Bancariosdebase] informe recife

Utopia utopia_s em yahoo.com.br
Terça Junho 21 20:41:38 UTC 2011


Olá Kamaradas, 
 
Propomos reunião quarta-feira (22) à noite.
 
Saudações, 
 
Messias e Sandra.
 

--- Em dom, 19/6/11, Daniel <tzitzimitl em terra.com.br> escreveu:


De: Daniel <tzitzimitl em terra.com.br>
Assunto: [Bancariosdebase] informe recife
Para: "bdbase lista" <bancariosdebase em lists.aktivix.org>
Data: Domingo, 19 de Junho de 2011, 10:35



#yiv556089641  {font-family:Arial, Helvetica, sans-serif;font-size:12px;}
  
Olá comp em s do Bancários de Base


Neste sábado realizou-se em Recife o II Encontro da Frente Nacional da Oposição Bancária, conforme deliberado no Encontro anterior em Natal. Estou escrevendo um primeiro informe  sem conversar com o Márcio, que só volta na segunda-feira, e evidentemente poderá completar-retificar o que escrevi.


O Encontro contou com a presença de mais de 50 pessoas, sendo 25 delegados eleitos em Encontro Estadual do sindicato do RN, 10 do sindicato do MA, aproximadamente 15 dos anfitriões da UCS e mais 1 representante da oposição do RS e nós do Bancários de Base (o Márcio e Eu). 


As oposições ligadas ao MNOB em São Paulo e Rio, mais o militante que reivindica o MNOB em Salvador e Fortaleza, assim como o sindicato de Bauru não compareceram. Como foi informado anteriormente, o MNOB está convocando um Encontro exclusivo do MNOB, que foi adiado pela segunda vez, agora para 16 de julho, ainda sem local definido.


Como correntes políticas, estavam presentes o MR, GAS, Espaço Socialista e PSTU (2 integrantes da bancada do RN).


O Encontro teve dois pontos de pauta, cujo debate transcorreu com muita tranquilidade, com algumas polêmicas, mas sempre num clima fraterno e de unidade. 


O primeiro ponto foi a discussão de conjuntura internacional e nacional, na parte da manhã. 


O segundo foi o de preparação da campanha salarial, precedido da apresentação de informes sobre as atividades da Frente desde o Encontro de Natal (plebiscito para desfiliação do sindicato do MA da CUT, panfletagens em vários Estados, cartilha “Bancário não é vendedor”, finalizada mas ainda não impressa), eleições do RS (de 27 a 30 de junho, com duas chapas de oposição, uma do MR e outra do PSTU-CST, contra a chapa da situação – maioria da DS, com Articulação-CTB-Intersindical) e eleições de São Paulo.


Foram apontados pontos de pauta para atualizar a minuta de reivindicações a ser entregue aos banqueiros pelos sindicatos de oposição e discutidos também eixos políticos da campanha para a agitação nas bases, além de outros encaminhamentos. O relatório final com as resoluções do Encontro será enviado a todos os participantes pelo pessoal do RN, e será repassado aqui assim que o obtivermos.


Dentre os encaminhamentos mais importantes, destacamos:


- A Frente deliberou enviar uma delegação ao Encontro do MNOB para chamar os companheiros a se somar à Frente e construir uma campanha salarial alternativa e unificada com todos que lutam contra a burocracia e que defendem a pauta histórica da categoria.


- Editar um novo jornal da Frente para agitar os principais eixos da campanha salarial alternativa, às vésperas da campanha.


- Criar veículos de comunicação da Frente na internet (site, listas, etc.)


- Realizar um novo Encontro da Frente após a campanha salarial, marcado para São Luís – MA.


A questão política de fundo é a caracterização partilhada por todos na Frente de que o PSTU deseja voltar aos fóruns de organização da campanha salarial da Contraf-CUT, com o pretexto de disputar a base, mas na verdade visando cargos na superestrutura, e para isso têm pressionado os sindicatos de oposição a voltar a esses fóruns e esvaziar a campanha alternativa e a defesa da pauta histórica. Essa política é repudiada também por todos na Frente, mas não é apresentada dessa forma pelo PSTU, que jamais admitirá que se trata disso, mas é o que eles têm aplicado na prática nos últimos dois anos, através do MNOB. Entretanto, com o esvaziamento terminal do MNOB e a constituição da Frente, o PSTU perdeu o controle absoluto da oposição e não consegue mais aplicar essa política. Justamente por isso precisam trabalham pela não consolidação da Frente e apostam no seu fracasso.


Todos têm o entendimento tranqüilo de que nos locais em que a Frente é oposição é necessário disputar as assembléias de base que tiram delegados para os congressos de banco e para a própria Conferência da Contraf, mas de que a direção da Contraf está irremediavelmente burocratizada e é politicamente indisputável.


O militante do PSTU presente ao Encontro tentou tergiversar sobre a ausência do MNOB no Encontro, atribuindo a tarefas práticas, eleições sindicais, etc., e defendendo que os sindicatos ainda fazem parte do MNOB, mas foi obrigado a ouvir o entendimento de todos de que o PSTU está errando ao apostar sim no esvaziamento da Frente.


Encerrado o Encontro e retirando-se as bancadas do RN e MA, nos reunimos com MR e UCS. Tivemos o entendimento comum de que o sucesso da Frente passa pela comprovação prática de que existe vida inteligente fora do MNOB, ou seja, que a UCS em Pernambuco e o Bancários de Base em São Paulo são capazes de apresentar uma alternativa de organização para a categoria.


Conforme insistimos há várias semanas, o desafio de construir a Frente em São Paulo aumenta enormemente a nossa responsabilidade. Se queremos ser um grupo minimamente sério precisamos construir uma reunião na próxima semana, tirar um calendário para distribuição do panfleto da Frente, entre outras tarefas também pendente e urgentes listadas há tempos que temos que discutir, tais como:


- Panfleto do Bradesco;


- Congressos de banco - discussão das teses e convocação da base para as assembleias de tirada de delegados;


- Listas de contatos;


- Finanças.


Além desses pontos, proponho ainda discutirmos um manifesto de apoio do Bancários de Base à chapa 3 de Porto Alegre, impulsionada pelo MR, não só porque o nome do grupo deles também é “Bancários de Base”, mas porque têm uma política e funcionamento mais semelhantes ao nosso e estão engajados na construção da Frente (temos materiais de campanha da chapa para avaliação).


Para construir essa reunião, estou disponível na quarta-feira e sexta-feira à noite, na quinta-feira (feriado) o dia inteiro e nos fim de semana em qualquer horário.


Aguardaremos manifestações dos demais.


Saudações


Daniel



"A sociedade que aboliu a aventura tornou a abolição dessa sociedade a única aventura possível” anônimo, pichado nos muros de Paris no maio de 1968 

-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Bancariosdebase mailing list
Bancariosdebase em lists.aktivix.org
https://lists.aktivix.org/mailman/listinfo/bancariosdebase
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.aktivix.org/pipermail/bancariosdebase/attachments/20110621/f1c0ac8c/attachment.htm>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase