[Bancariosdebase] rascunho CIPA
Utopia
utopia_s em yahoo.com.br
Sexta Dezembro 7 11:23:14 UTC 2012
Olá a tod em s!Penso que de conteúdo, o texto contempla a discussão feita na quarta. Acrescentaria uma linha/parágrafo no sentido de intensificar a necessidade do protagonismo do bancário na luta pela mudança no estado de coisas e não esperar nada de construtivo por parte da burocracia sindical. Também penso ser preciso adequar a forma do panfleto ao objetivo do convencimento do voto, como numero da candidata, data da eleição, horários etc.Valeu e até. Messias
--- Em qui, 6/12/12, Daniel <tzitzimitl em terra.com.br> escreveu:
De: Daniel <tzitzimitl em terra.com.br>
Assunto: rascunho CIPA
Para: bancariosdebase em lists.aktivix.org, sandrarbastos em bol.com.br, tzitzimitl em terra.com.br, marciocarsi em yahoo.com.br, israelfernandezjr em gmail.com, utopia_s em yahoo.com.br, rosana.ros em gmail.com, "bdbase lista" <bancariosdebase em lists.aktivix.org>
Data: Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2012, 22:12
#yiv1321201882 BODY {font-family:Arial, Helvetica, sans-serif;font-size:12px;}
Conforme a reunião desta quarta-feira, segue rascunho do texto para a eleição da CIPA Cidade de Deus
Daniel
_________________________________________
“So, understand! You waste your time always searching for those wasted years!
Face up! Make your stand! And realize your living in the golden years!”
“Então, entenda! Você perde seu tempo sempre buscando por aqueles anos perdidos!
Encare! Tome uma posição! E perceba que você está vivendo nos anos dourados!”
Iron Maiden, “Wasted Years”
_________________________________________
ELEIÇÃO DA CIPA - BRADESCO CIDADE DE DEUS - 2012
Nos dias 12 e 13 de dezembro acontecem as eleições para a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de trabalho, na Cidade de Deus. A CIPA é um dos mais importantes espaços de organização dos trabalhadores no Brasil, pois se estrutura a partir de cada local de trabalho e dá a oportunidade para combater os abusos e desmandos das empresas. Na categoria bancária as demissões e ameaças, o assédio moral, o autoritarismo, o excesso de trabalho, tem gerado vários tipos de problemas de saúde, como LER-DORT, stress, depressão, etc., e até suicídios. Nesse cenário, a eleição de integrantes combativos para a CIPA se torna fundamental para lutar por melhores condições de trabalho.
A importância da CIPA aumenta pelo fato de que no atual momento, a diretoria do sindicato dos bancários está ocupada por um grupo, a Articulação-PT, principalmente, mas também a Intersindical, que há muito tempo deixou de lado a combatividade e a defesa dos interesses dos trabalhadores. Passaram-se para o outro lado e são coniventes com todos os abusos do Bradesco.
Nessa situação, nós do Coletivo Bancários de Base defendemos o voto na companheira Rosana Rosa, que tem toda uma trajetória de luta em defesa dos trabalhadores do Bradesco. Rosana já fez parte da diretoria do sindicato, mas há muitos anos rompeu com a Articulação e faz oposição a esse grupo. Os diretores do sindicato não a perdoam por ter mantido a coerência e ter permanecido ao lado dos trabalhadores, sem se vender em troca de um cargo ou de estabilidade no emprego, como muitos fizeram. A companheira nunca aceitou as tentativas de cooptação do banco nem se intimidou diante das ameaças, permanecendo ao lado de seus colegas no dia a dia.
Cumprindo com a sua função como representante dos trabalhadores, suas inúmeras deúncias perante os órgãos de fiscalização serviram para conter abusos e impedir uma deterioração maior das condições de trabalho.
Independentemente da companheira Rosana Rosa estar vinculada ou não ao Coletivo Bancários de Base, defendemos o voto na companheira por ser a melhor opção dos trabalhadores do Bradesco, contra os candidatos do banco e do sindicato, e por respeito à sua trajetória de luta.
A eleição de representantes combativos para a CIPA é um passo importante, mas é preciso ir além. Nós do Coletivo Bancários de Base não acreditamos em saídas individuais. Acreditamos que a solução para os problemas dos trabalhadores está na luta coletiva e organizada. Os próprios trabalhadores precisam se organizar, discutir, reunir-se, fora do trabalho se preciso, trocar idéias, encontrar maneiras de enfrentar a ditadura nos locais de trabalho. A CIPA pode ser um ponto de apoio para esse processo. Mas o fundamental é que os trabalhadores tomem seu destino em suas mãos e sejam protagonistas.
Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase