[Bancariosdebase] Encontro Belém

Utopia utopia_s em yahoo.com.br
Sexta Junho 15 09:38:52 UTC 2012


Olá comp em s do Coletivo Bancários de Base
 Se houver acordo, gostaria que o texto abaixo fôsse enviado como uma  breve reflexão/mensagem  dos militantes/ativistas da CAIXA que atuam e têm com referência o Coletivo Bancários de Base e a Frente Nacional de Oposição Bancária, que estamos construindo.
 
Olá comp em s do Coletivo Bancários de Base!  Olá comp em s da FNOB.
A seguir faço alguns apontamentos que entendemos serem importantes para prosseguimento do projeto de construção da FNOB como alternativa de direção para a categoria bancária a  NÍVEL NACIONAL:
De início destacar alguns elementos que por menos que possam significar no processo de construção pra outras realidades pais afora, nos estimulam (ainda) a participar do CONECEF, enquanto núcleo  do  Coletivo Bancários de  Base na FNOB.
O mote do CONECEF nos serve para iniciar e/ou aprofundar as discussões em torno da campanha salarial, tal como o processo de eleição de delegados na assembléia e nos locais de trabalho e as discussões no congresso estadual. Além do processo de elaboração de teses para o congresso, que nos coloca a discussão com a base nos principais temas que nos afetam.
O CONECEF é um espaço que, minimamente,  nos permite travar contatos com militantes das diversas regiões do Brasil que no decorrer do ano e na campanha torna-se importante para termos uma visão mais geral da mobilização nas outras regiões, além da compartilharmos informações.
O CONECEF ainda é em nossa base sindical o espaço mais tangível de conseguirmos levar trabalhadores de base para aproximá-los do movimento sindical pelo campo da oposição.            
 
Por outro lado temos total consciência de seus limites e esgotamento.  Para nós é importante,  portanto,  a consolidação da proposta da FNOB ( para a qual estamos empenhados) enquanto alternativa e geração de novos fóruns e espaços.  Também não temos prazer algum em participar dos fóruns da CUT, pelo contrário.
 
Outrossim não vemos com tranqüilidade plena o desenvolvimento da FNOB em algumas questões básicas como Método/Regime de Funcionamento  e Políticas Diferenciadas nos processos eleitorais da categoria, por exemplo.  Assim sendo, tampouco o balanço de nossas participações nos recentes processos eleitorais nos Conselhos dos bancos estatais é um balanço altamente positivo como alguns possam avaliar.
 
Como já dissemos antes, sabemos perfeitamente das dificuldades colocadas pra uma  efetiva ação militante.  Entendemos que algumas decisões de caráter  prático tem de ser tomadas.  Mas não podemos nos deixar contaminar pela prática de outras correntes e agrupamentos.  A participação da FNOB não pode se pautar em ações como as acontecidas no recente episódio das eleições na Funcef, |Previ e Cassi. Não houve a efetiva participação do conjunto da FNOB  e aí  junto com o Método, entra a questão fundamental que é coerência na Política. A nosso ver tivemos três posturas diferentes na política, para a mesma  situação/propósito.  Não estamos aqui propondo assembleísmo de espécie alguma, mas  “nem tanto céu, nem tanto terra.  Para nós a questão dos Critérios e do Programa foram secundarizadas na nossa participação, inclusive na Funcef onde pouco denunciamos o processo que sabemos demagogo e viciado. Uma
 “democratura” com voto de minerva que ao não denunciarmos com todas as letras, acabamos, por de certa forma, legitimar.   Isto nos impõe desafios profundos,  como não cairmos em vícios sérios que podem nos comprometer como o taticismo/movimentismo e eventualmente atuarmos efetivando tarefas em cujas deliberações um  grande numero de militantes/ativistas não tiveram participação mais efetiva e/ou muito pouco significativa.
O período é sem dúvida de dificuldades e desafios.  Entendemos que se neste  momento  existe um setor no movimento organizado que PODE se tornar uma alternativa de direção mais lapidada, este setor  sem dúvida alguma  é o que encerra a FNOB.  Isto nos trás uma enorme responsabilidade. Uma responsabilidade histórica.
 
PS. Daniel, reproduzo as propostas com acrescimos e sugestões para apreciação e eventual aprovação dos Comp em s.
 
           
- Indicar a realização de um V Encontro da FNOB após a campanha salarial para balanço e também para aproximar e consolidar os coletivos e ativistas que surgirem durante a campanha.
            - Editar um material de agitação da campanha salarial com duas faces: uma nacional, destacando a campanha alternativa da Frente, e uma local, com as especificidades de cada base.
            - Apoio político, militante e financeiro para a eleição da CIPA do Bradesco da Cidade de Deus, maior concentração de bancários do Brasil, com mais de 10.000 trabalhadores, onde temos uma militante do Coletivo Bancários de Base-SP e FNOB. (explicitar o momento delicado pra nossa companheira e importância da sua reeleição num momento em que os ataques recrudescem contra ela,  não só por parte da patronal, com também da burocracia e  da oposição consentida).
 
            - Elaboração de um Projeto de Construção para a FNOB como um todo e para os grupos e coletivos que a compõem.  Tal projeto levaria em conta as especificidades de cada região.  A idéia é atuar com o objetivo prioritário de consolidar uma posição de referência para a categoria e não  enaltecer a “simples” disputa por cargos e aparatos, sem entretanto ignorá-los.  
            
 
 
 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.aktivix.org/pipermail/bancariosdebase/attachments/20120615/49fed098/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase