[Bancariosdebase] balanço conecef 2012 1ª versão
Utopia
utopia_s em yahoo.com.br
Quarta Junho 20 00:17:35 UTC 2012
Olá comp em s de Bancários de Base, enviamos versão inicial balanço conecef 2012. Primeira versão em decorrência da opinião dos demais delegad em s ao encontro. Ainda é proposta, ok?
Saudações a tod em s!
BALANÇO DO CONECEF 2012. MAIS DO MESMO ATÉ QUANDO?
De 15 A 17 de junho de 2012 tivemos em Guarulhos SP, a 28ª edição do CONECEF, Congresso Nacional dos empregados da CAIXA. Tal como em encontros anteriores do último período em especial, infelizmente a tônica foi o desprezo dos dirigentes da CONTRAF-CUT com a luta e democracia no movimento dos bancários e bancárias da CAIXA. No aspecto organizativo mais uma vez repetiu-se o desrespeito para com os delegados, com os coordenadores do Encontro manipulando e extrapolando a bel- prazer o desenvolvimento dos trabalhos. Atrasos injustificados, posturas autoritárias, manobras de todo tipo. Tudo com objetivo de não armar os trabalhadores para o enfrentamento que se travará em breve contra banqueiros e governo.
N a conjuntura enaltecem o governo Dilma e suas políticas e culpam a mídia e os patrões pelas dificuldades que se apresentam, eximindo o governo de plantão (PT e aliados) das negatividades colocadas. Repetiu-se a correlação de forças na composição do plenário com maioria esmagadora de dirigentes sindicais em detrimento dos trabalhadores de base. Todas as propostas apresentadas no sentido de preparação de uma campanha com caráter mais combativo foram rechaçadas pelo campo majoritário (contraf-cut-pt). Tudo o que se referia ao combate ao assédio moral, condições de trabalho, paridade entre ativos/aposentados, fraudes no sipon, caráter nefasto das CCV (comissão de conciliação voluntária), acordo aditivos sobre assédio moral (que na prática apenas postergam apuração e enquadramento dos assediadores tiveram negativa ou descaracterização por parte dos dirigentes da contraf –cut. Nas eleições para os
conselhos do Saúde Caixa e da Funcef, tiveram que engulir por pressão da base a proposta de exigir 50% mais um dos votos apurados pra definição da chapa vencedora, porém negam o 2º escrutínio se o numero de votantes não for minimamente representativo. Importante salientar que os serviços do SAUDE CAIXA continuam se degenerando apesar de superávit de mais de 150 milhões de reais e a Funcef, mesmo após perdas consideráveis em vários investimentos continua sendo usada politicamente Estamos falando de bilhões de reais), a serviço do governo de plantão (Usina Belo Monte e privatização de aeroportos com ágio incompreensível e inexplicável de mais de 300%) No que se refere ao papel de banco público entendem que o mesmo vem sendo bem cumprido pelo governo, ignorando na prática os desmandos e injustiças que ocorrem diariamente nas agências da CAIXA com os usuários e clientes de baixa renda, além do total desprezo com o qual
são tratados os que nos procuram para atendimento do social, cada vez mais relegado a planos inferiores. Não apresentam nada que efetivamente comprometa a terceirização e a enxurrada de correspondentes bancários, deixando tudo pra ser “resolvido” por projetos legislativos que “mofam” nas gavetas do congresso. Por outro lado estão empenhados sim, na regulamentação de processo eleitoral para o provimento de representantes do funcionalismo nos conselhos das estatais (espécie dos antigos DIREPs, diretores representantes, na versão atual, conselheiros), mais um aparato que a nosso ver gerará mais um meio de legitimar a administração duvidosa das estatais.
Quanto à questão da Isonomia, o único avanço ( que pode se tornar decisivo, se houver participação conseqüente de cada um de nós) foi a aprovação, ainda que a contra- gosto da direção (que aposta em outro projeto engavetado do congresso) de um Encontro Nacional pela Isonomia. Fundamental a participação de tod em s os interessad em s na luta pela licença premio e ATS, ainda que para nós do Coletivo Bancários de Base a questão da incorporação justa das VPs (vantagens pessoais), incorporadas às verbas salariais com todos os seus desdobramentos aos escriturários foram muito mal resolvidas no que se refere aos Tbs, largamente prejudicados.
Por último, mas não menos importante (ao contrário), tivemos o ponto sobre Organização do Movimento. O setor majoritário, controlado pela burocracia da Contra-Cut continuou impondo as amarras que nos impedem de avançarmos na luta (não lhes interessa). Submetem O Conecef à Conferencia da Contraf-cut, tornando o nosso congresso impossibilitado de ao menos influir quanto às clausulas econômicas da campanha. Mantém a mesa única da fenaban, nos impedindo de discutir com a direção da CAIXA um plano de recuperação de perdas (mais de 100%). Continua obstruindo uma maior participação dos trabalhadores que labutam no dia-a-dia das unidades e favorecendo a participação de “dirigentes” comprometidos tão somente com seus interesses, dos interesses de sua corrente e partido e de seus grupos de privilegiados. E pasmem, continuam insistindo que os “negociadores” sejam designados por Regiões (Federações), ao
invés de serem eleitos no próprio Congresso dos trabalhadores da CAIXA por voto direto e proporcional.
Pois é companheir em s, as perspectivas realmente não são as melhores. Porém com consciência e mobilização efetivas a partir dos locais de trabalho podemos sim mudar esta conjuntura e o Encontro Nacional Aberto pela Isonomia pode se tornar um marco. Façamos acontecer. Com disposição, luta e, participação.
Nada é impossível de mudar Autor: Bertolt Brecht
Nada é impossível mudar
Desconfiai do mais trivial,
na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada,
de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural
nada deve parecer impossível de mudar.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.aktivix.org/pipermail/bancariosdebase/attachments/20120619/45db7807/attachment-0001.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase