[Bancariosdebase] FNOB/ELEIÇÕES
Utopia
utopia_s em yahoo.com.br
Quinta Março 15 12:20:57 UTC 2012
Olá a todos! Tenho acordo com o teor do documento, Penso ser necessário esta reflexão, pra não errarmos novamente, sem aprendizagem. Envio no corpo do texto, algumas situações que penso serem importantes pra nos posicionarmos quanto ao programa da chapa pra Funcef. Quanto ao metodo/regime utilizado pelos compas da coordenação da Frente, devemos ser cordias na discussão, mas duros nas nossas convicções. Abraços!
Com o início da implementação do projeto neoliberal, a panacéia do estado mínimo como solução de todos os males tomou conta de todos os debates e a mídia nacional, comprometida com o “status quo” pernicioso para a maioria da população, cumpriu papel relevante e como sempre subserviente aos seus interesses de classe. Passou-se a buscar a toque- de- caixa a realização das várias reformas de interesse da classe dirigente. A reforma da previdência foi uma delas. Importante salientar que o projeto das reformas, não totalmente implementado, ainda continua na pauta da classe dirigente, que aguarda o momento mais propício. Sabemos que estrategicamente buscam o fim da previdência pública. E moldar a previdência privada como substituta da pública teria que passar necessariamente por mudanças estruturais no seu funcionamento. E conseguiram em parte, na medida em que os próprios dirigentes sindicais em seu setor majoritário não
só defenderam como atuaram com o governo e a patronal neste sentido. A mudança nas regras de funcionamento e principalmente a defesa e aplicação da substituição do caráter de benefício definido para a contribuição definida foram determinantes. Assim proporcionaram ao governo-patrão no caso dos associados da Funcef a migração “espontânea” daqueles que optaram pelo saldamento do Reg-Replan para o novo plano. E como não conseguiram acabar com o plano antigo, passaram a ter um discurso contrário à discriminação dos associados do Reg-Replan não saldado, mas na pratica nada fizeram e fazem para mudança real neste tratamento e conjuntamente com a direção da empresa, estimularam e defenderam novas aberturas de saldamento em ressonância com a CAIXA. Aos associados do plano não saldado ameaçam com aumento indiscriminado das contribuições, impossibilidade de acesso ao novo PCS, assédio continuo para saldamento/mudança do
plano antigo enquanto foi possível. Quanto à PREVHAB, a CAIXA ao não obter a liquidação do Fundo de Pensão, obteve a prerrogativa de não mais patrocinar o plano. Muitos migraram para a Funcef, numa ação confusa, sem maiores convicções. Quanto aos aposentados e pensionistas, foi oferecida a migração para a então seguradora da CAIXA (SASSE SEGUROS), e tiveram suas remunerações defasadas. Se alguns querem voltar para a Prevhab, que tenham esse direito. Entendemos também que o nosso fundo de pensão não pode servir de ferramenta, para através de decisões políticas muitas vezes sem transparência, ter a aplicação de seus recursos em projetos no mínimo duvidosos. Exigimos:
ü Fim das discriminações aos associados do Reg-Replan não saldado.
ü Solução favorável e imediata para os associados do REB.
ü Não à qualquer idéia de retirada de patrocínio ao Reg-Replan não saldado.
ü Direito de retorno ao Reg-Replan, com regras justas, para quem o desejar.
ü Direito de livre escolha para todos que optarem pelo beneficio definido.
ü Não à proposta ventilada de indenização irrisória para os tickets dos aposentados.
ü Fim do não pagamento do Auxilio Alimentação aos que se aposentam.
ü Fim do voto de minerva, nas questões polêmicas na Funcef.
ü Utilização de mecanismos democráticos como plebiscitos quando houver impasse.
ü Restabelecimento do princípio da paridade para ativos e aposentados.
ü Que o custo das demandas judiciais oriundas de ilegalidades da CAIXA, seja custeado exclusivamente pela CAIXA, sem a co-participação da FUNCEF. Este aspecto se torna muito mais relevante neste momento em que o Fundo de Pensão está ameaçado pela enxurrada de ações trabalhistas decorrentes das posturas ilegais da direção da empresa no que se refere aos milhões cobrados pelos prejudicados com a implantação do famigerado CTVA.
ü Entendemos que a nossa participação no processo eleitoral de escolha para o Conselho Deliberativo da FUNCEF assim como no SAUDE CAIXA, só se justifica no sentido de denunciar o processo, na mediada em que não existe paridade real, pois os “impasses” são sempre definidos pelo voto de minerva da CAIXA. Isto gera uma situação “cômoda” tanto pras direções da CAIXA e da FUNCEF, que alegam existir um Conselho com membros eleitos pelos participantes (bela democracia...), como também satisfaz a burocracia sindical e associativa que se torna parceira da empresa e alega que luta pela paridade, mas não consegue...ha, há há....
ü Não podemos ir de embalo em aventuras aparatistas como as que movem uma oposição permitida e conveniente como se tornaram, e não é de hoje o PSTU/MNOB e o PSOL/INTERSINDICAL.
ü Devemos ter uma cara e posturas próprias. Não aceitamos servir de opção “quebra-galho” pra uma política esquizofrênica de idas e vindas da Oposição Consentida que se dirige a nós apenas quando são rechaçados pela burocracia-mor e seus subservientes que imploram por migalhas do aparatos e quando são aceitos nos acusam de ultristas. Esquerdistas, divisionistas e outras coisa mais com o objetivo de dissimular sua política de caça-cargos.
ü O Movimento sindical e associativo deve buscar definir com precisão se o que a FUNCEF informa e informou quanto a resultados, tem a clareza e a objetividade necessárias. Qual a a avaliação de tudo o que resultou de investimentos como o aplicado nas privatizações das ferrovias(que nunca aprovamos enquanto associados) , em parques temáticos, shoppings, hotéis de luxo. Qual o montante real perdido nas aplicações em derivativos, ações e papéis em geral, em decorrência das crises e da falência de bancos onde haviam aplicações. Qual o papel da FUNCEF no PAC e demais obras do (dês)governo de plantão, e etc.
ü Denunciar a CAIXA, A FUNCEF e burocracia, portanto. Mas não aliviarmos pra oposição consentida e conveniente.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.aktivix.org/pipermail/bancariosdebase/attachments/20120315/8d88cdf5/attachment.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase