[Bancariosdebase] jornal Cidade de Deus (Compensação)

Utopia utopia_s em yahoo.com.br
Segunda Março 19 22:15:32 UTC 2012


Márcio, talves você~e tenha se esquecido.  Trata-se de tarefa tirada na sua casa na penúltima reunião. Tarefa minha e da  Rosana´. Anexo proposta text
 
.

Compensação
 
Bancários estão se ferrando e o Sindicato, nem aí ...
 Todos os meses, o Sindicato está presente na vida dos bancários. Mas só no holerite, através do desconto da mensalidade dos sócios. Na hora das necessidades mesmo, não contem com ele: os problemas aparecem e o Sindicato some.
É o que está acontecendo agora, com a implantação do Sistema de Captura de Imagens nas agências. O novo serviço vai desativar gradativamente o Setor de Compensação. Muitos trabalhadores da Compensação Noite/Madrugada estão sendo remanejados para outros setores, outras funções, outros horários e até outras cidades. 
O que é grave, é que muitos desses trabalhadores estão sendo remanejados com perdas salariais significativas. Há casos em que a redução mensal nos vencimentos atingiu a casa dos R$ 1300,00.
 Esse corte na renda dos bancários tem desdobramentos familiares  e sociais graves.  Pode significar o trancamento da matrícula de um filho, na faculdade; a venda de um carro; ou a venda da casa, para voltar a morar na casa dos pais, por exemplo. 
O rebaixamento salarial é conseqüência do fim do adicional noturno.  Além do corte de salário, esses trabalhadores ainda perdem o subsídio para deslocamento noturno; passam a gastar com alimentação e estacionamento – despesas que não tinha à noite.
A maioria dos bancários atingidos por essa medida tem mais de 20 anos, de trabalho. Há casos de pessoas que estão às vésperas da aposentadoria. Imagine-se o impacto emocional e moral dessa medida, sobre trabalhadores que sofrem uma redução brutal de vencimentos com os quais garantiram durante décadas, o sustento de suas famílias... É de pirar !
E cadê o Sindicato ?
Nem apareceu, nessa história.  Aliás, ele nunca esteve presente .
O fim do Serviço de Compensação é conseqüência do avanço da tecnologia bancária. E não pegou ninguém de surpresa.  Há muitos anos estava previsto. E o Sindicato não fez nada para evitar que esses bancários fossem penalizados.  O mínimo que se espera de uma entidade que representa trabalhadores é que, diante de uma ameaça concreta de prejuízos desse nível, ela desse um exemplo de luta em defesa de quem trabalha há décadas e contribui para manter seu Sindicato. 
Com o Sistema de Captura de imagens nas Agências, o banco vai aumentar sua receita
O mínimo que o Sindicato deveria ter feito,  era lutar para que os vencimentos fossem incorporados aos salários desses trabalhadores, já que durante décadas a vida dessas pessoas foi planejada a partir desses vencimentos .
Que o Sindicato e os bancários fiquem atentos: o avanço tecnológico não vai parar na Compensação. Há tempo, as novas tecnologias estão presentes em todas as áreas do setor bancário. E já começou a engolir  alguns, como a Compensação. 
Já que o Sindicato mão se mexe, mexam-se os bancários
Os trabalhadores precisam dos sindicatos, para representá-los. Mas que sejam sindicatos de luta, e não entidades omissas, que não cumprem seu papel. Há diretores do Sindicato dos Bancários que estão em seus cargos há 30, 35 anos.
A diretoria do Sindicato dos Bancários/SP tem 88 membros. Onze deles são do Bradesco/Compensação noite e madrugada. Como estão afastados das funções para exercício do mandato, nenhum deles terá rebaixamento de salários. Também por conta disso, o Sindicato tem o compromisso moral com os trabalhadores: não pode preservar para seus diretores, direitos ou benefícios que a base está perdendo.
E o povo que se diz Oposição, heim ?
Também não fez nada...
Na Cidade de Deus, os bancários não entenderam nada.
Que Oposição é esta, que assiste calada aos desmandos da diretoria do Sindicato? Que é cúmplice no abandono do trabalhador à própria sorte.  Que é incapaz de ser, no mínimo, solidária com os colegas afetados. Que não dá a cara a tapa, em nenhum momento...
Essa Oposição também não representa os trabalhadores do Bradesco.
É hora de acordar, gente !
Precisamos ter consciência de que ninguém defende melhor nossos direitos, do que nós mesmos. O poder está em nossas mãos. O Sindicato não é dos diretores: É DOS TRABALHADORES.
O Sindicato dos Bancários está pelo avesso: abandonou a luta pelos trabalhadores e faz apenas o que é melhor para o projeto político da sua diretoria. Isso também inclui a Oposição Bancária. 
Vamos assistir calados, a isso tudo, até quando ?... 


-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.aktivix.org/pipermail/bancariosdebase/attachments/20120319/189c24cd/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase