[Bancariosdebase] ENC: Assembleias RN, MA e Bauru
Utopia
utopia_s em yahoo.com.br
Sexta Setembro 14 11:14:24 UTC 2012
Olá a tod em s!Primeiro esclarecer que o "Coletivo Bancários de Base" não possui nenhuma organicidade com a corrente em questão, a CSP-Conlutas. Temos um trabalho conjunto em bancários com a FNOB. Segundo dizer que não vemos positividade alguma no fato de as base citadas estarem (são acusadas) em um grau rebaixado de mobilização. Ao contrário. Penso que cabe a nós bancários, em particular aos ativistas/militantes buscar reverter a fraca mobilização em todos os locais. E quando falamos em não realização de processo preparatório, falamos da batalha ideológica que na qual estamos sendo derrotados e são realizados cursos de capacitação profissional e não cursos, debates, palestras, atividades específicas sistemáticas com o intuito de formação politica de caráter classista. Nem para delegados sindicais, cipeiros, ativistas (saudades do centro de formação dos bancários, lembram-se?). Falamos de Cajamar,
em seus primórdios. Falamos da falta de reuniões periódicas, sistemáticas de del sindic BB/CAIXA com caráter deliberativo. Falamos da ausência de mobilização mínima em privados e do fim dos grupos de bancos, lembram-se?). Falamos da aceitação do "senso comum" de que bancários de privados não "podem" fazer greve, enquanto que metalúrgicos, comerciários, montadores, químicos, condutores, terceirizados em geral o fazem rotineiramentee são todos de empresas privadas. Falamos de proporcionalidade direta, de previas eleitorais, de convenções para eleições sindicais, etc ,etc, é disso que falamos entre várias outras coisas. E nos colocamos traquilamente dispostos afazer este e outros debates, que consideramos essenciais para que mudanças afirmativas de fato, ocorram na luta dos trabalhadores. Até mais. Saudações!
--- Em qui, 13/9/12, Luis Antonio Lellis <lellis em spbancarios.com.br> escreveu:
De: Luis Antonio Lellis <lellis em spbancarios.com.br>
Assunto: ENC: Assembleias RN, MA e Bauru
Para: "utopia_s em yahoo.com.br" <utopia_s em yahoo.com.br>, "Nelson Canesin" <canesin em spbancarios.com.br>
Data: Quinta-feira, 13 de Setembro de 2012, 15:56
Ao companheiro Messias, perco o amigo mas não perco a oportunidade.
"Para termos uma greve de verdade seria preciso preparação e organização ao longo do ano, que a diretoria do sindicato não realizou"
Quando li esta frase no documento assinado pela corrente "bancários de base", não entendi do que eles estavam falando, afinal de contas trabalhamos o ano todo, fizemos várias atividades em concentrações e agências de todos os
bancos e apesar do forte ataque que sofremos da "patronal", como as demissões no Itaú e demais bancos privados e a pressão no "BB" e na Caixa, conseguimos realizar uma assembleia bastante representativa, com bancários de agências e departamentos
de bancos públicos e privados e com a quadra cheia, porem assim que recebi esta mensagem entendi a quem os companheiros "bancários de base" estavam se referindo.
Espero de fato que o companheiro reflita melhor sobre as alianças que costumeiramente "bancários de base" fazem com estes "sem" (ops) "com lutas".
Saudações de LUTAS.
Lellis
"Aparelhista é o dirigente que ao tomar o poder de uma determinada organização passa a dirigi-la apenas para si e para os seus pares"
Companheiros e companheiras:
SEEB/RN
Segue no anexo, foto da assembleia (05/09) que aprovou a greve no SEEB/RN. Observem a quantidade de presentes na assembleia!
Este Sindicato tem 32 diretores.
SEEB/MA
No link abaixo temos a foto da assembleia ocorrida no SEEB/MA, também no dia 05/09.
A assembleia teve menos particitantes do que dirigentes (são 50 dirigentes no total: 27 na capital e 23 no interior)
http://www.seebma.org.br/paginas/noticias.asp?p=4952
SEEB/Bauru
No link abaixo temos a foto da assembleia ocorrida ontem (12/09) no SEEB/Bauru, que tem 29 dirigentes.
http://www.seebbauru.org.br/conteudo.php?cid=7&id=4712
Como podemos ver pelas imagens, a CSP-Conlutas tem muito discurso e pouca prática, pois todas as assembleias que fizeram tinham aproximadamente 30 pessoas presentes, ou seja, ou apenas participaram os diretores, ou nem isso.
No RN e no MA fizeram assembleia dia 05/09, em Bauru fizeram dia 12/09. Em nenhuma delas discutiram uma greve de 24 horas no dia 13, como apresentaram em São Paulo.
Na assembleia no SEEB/ABC, realizada ontem (12/09), apresentaram proposta diferente: retardar a abertura das agências no dia 14. A proposta do MNOB teve apenas 1 voto, em uma assembleia com mais de 100 participantes.
Parece que o MNOB/CSP-Conlutas está sem eixo, ou sem direção (ou os dois).
Secretaria Geral
Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região - CUT
TEL: 55 11 3188-5208 - FAX: 55 11 3241-3549
Rua São Bento, 413 - Centro - São Paulo/SP
CEP 01011-100
sgeral em spbancarios.com.br
Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase