[Bancariosdebase] Fwd: [espaco_socialista] Sindicato dos Metalúrgicos do ABC desmobiliza movimento

Márcio Cardoso marciocarsi em yahoo.com.br
Quarta Setembro 19 18:33:02 UTC 2012



Enviado via iPad

Início da mensagem encaminhada

> De: Alexandre Jose Ferraz <andrec2005 em yahoo.com.br>
> Data: 19 de setembro de 2012 11:47:41 BRT
> Para: "espaco_socialista em yahoogrupos.com.br" <espaco_socialista em yahoogrupos.com.br>
> Assunto: [espaco_socialista] Sindicato dos Metalúrgicos do ABC desmobiliza movimento 
> Responder A: espaco_socialista em yahoogrupos.com.br
> 
> Vejam o papel desmobilizador da burocracia... deixaram os metalúrgicos à mercê das empresas individualmente... para não bancar o enfrentamento coletivo. 
> Essa é a concepção que está por detrás do ACE (Acordo Coletivo Especial). As empresas e grupos mais fortes negociam e conseguem até algumas coisas, mas e quanto aos trabalhadores das demais empresas? Simplesmente se ferram...   
> Alexandre
>   
> 
> 
> Sindicato dos Metalúrgicos do ABC desmobiliza movimento de greve
> 
> 18/09/2012 - 23h00
> Nacional
> Fernanda Cruz
> Repórter da Agência Brasil
> São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC desmobilizou o movimento de greve dos metalúrgicos da região do ABC. De acordo com o vice-presidente da entidade, Rafael Marques, as empresas decidiram abandonar as negociações e aderir individualmente à proposta de aumento de 8% nos salários. “A campanha salarial deste ano está atípica, porque nós sempre privilegiamos fechar a negociação com os grupos patronais”, disse.
> Hoje o sindicato havia programado um cronograma de paralisações com nomes de dez empresas. Dessas, apenas duas – do setor de máquinas e eletroeletrônicos – estão paradas. Oito fecharam acordo com a entidade trabalhista.
> Em assembleia feita na sexta-feira (14), o sindicato estendeu o acordo fechado com o grupo de empresas que atuam em fundição (8% de reposição salarial) como referência para os demais. Além da fundição, existem mais seis grupos de empresas metalúrgicas no ABC: autopeças, eletroeletrônicos e máquinas, laminações de metais, estamparia, lâmpadas e materiais elétricos e montadoras. Na última, os trabalhadores fecharam acordo em 2011 válido também para este ano.
> Marques disse que mais de 70 empresas sinalizaram que estão dispostas a atender à reivindicação dos trabalhadores e que as adesões individuais das empresas estão aumentando a partir de assembleias feitas pela categoria.
> “Ontem, fizemos uma reunião no sindicato e decidimos paralisar um corredor de empresas. À noite, as empresas já sabiam que íamos parar e deram o aumento individualmente, o que desmobilizou a greve de hoje”.
> O sindicato espera chegar a um acordo com o setor de peças automotivas. “Se nós conseguirmos avançar com o Sindipeças [Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores], acho que fica muito mais fácil fechar com os demais grupos, porque daí eles vão se sentir obrigados a acompanhar”, disse.
> Edição: Fábio Massalli
> __._,_.___
> | através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico
> Mensagens neste tópico (1)
> ATIVIDADE NOS ÚLTIMOS DIAS:
> Visite seu Grupo
> Ainda dá tempo de curtir o Dia dos Namorados a dois. Comece agora!
> PC¿s para empresas
> 
> Não passe mais um Dia dos Namorados sozinho(a). Conheça o Y! Encontros.          
> Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso
> .
>  
> __,_._,___


Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase