[Bancariosdebase] Expulsão de jornalistas de Belo Monte
Márcio Cardoso
marciocarsi em yahoo.com.br
Segunda Maio 6 20:12:28 UTC 2013
Vejam como funciona a liberdade de expressão dentro da democracia, que tem um governo "democrático e popular" a sua frente.
Nada mais milico do que um petista no poder e vice-versa.
Divulguem o quanto puder.
Abraços.
MCS
Acesse www.espacosocialista.org
www.frentedeoposicaobancaria.org
Início da mensagem encaminhada
> De: Sérgio K. <sergiokoei em uol.com.br>
> Data: 6 de maio de 2013 00:06:00 BRT
> Para: "oposicao_bancaria em yahoogrupos.com.br" <oposicao_bancaria em yahoogrupos.com.br>, "mnob_cspconlutas em yahoogrupos.com.br" <mnob_cspconlutas em yahoogrupos.com.br>
> Assunto: [oposicao_bancaria] Belo Monte
> Responder A: oposicao_bancaria em yahoogrupos.com.br
>
> ATENÇÃO!!! MAIS INFORMAÇÕES DE BELO MONTE!!!
> Por Idelber Avelar Guarani Kaiowá - Mais informações de Belo Monte, graças ao grande Ruy Sposati, a quem todos nós devemos um baita agradecimento.
>
> Como vocês devem saber, a Justiça do Pará deferiu uma liminar contra a presença de não indígenas na ocupação de Belo Monte. Os não indígenas presentes lá eram alguns jornalistas, un poucos militantes e dois advogados. Todos eles foram expulsos.
>
> Hoje, o deputado Padre Ton (PT-RO) foi impedido pela Força Nacional de entrar no canteiro. Um advogado de Belém , o único branco com algum acesso à ocupação, foi ameaçado de prisão, caso permanecesse lá. Os jornalistas estão fazendo piquete na porta do canteiro e já foram ameaçados de prisão caso cruzem a cancela que divide a margem da Transamazônica e o sítio.
>
> Um assessor do governo disse aos indígenas que a pauta era “muito radical” e impossível de se negociar. Também disseram isso a eles a Norte Energia, a Força Nacional, a Casa de Governo em Altamira, a coordenação local da Funai e todos os outros que visitaram o canteiro.
>
> Começa a se articular um movimento que pede a maior divulgação possível da situação. Para lembrar mais uma vez: trata-se da obra mais cara da história do Brasil, feita com dinheiro público, com seríssimos impactos humanos e ambientais, escassa demonstração de sua utilidade inúmeras acusações de violação da lei e, neste fim de semana, a incrível novidade de jornalistas expulsos por forças polici ais, em plena democracia. Cabe lembrar que Belo Monte foi inicialmente orçada em R$ 4,5 bilhões e já se encontra em quase R$ 30 bilhões. Farta documentação sobre violações dos direitos humanos ao longo da construção da usina pode ser consultada aqui: http://bit.ly/15cfiHa e aqui http://bit.ly/15cfma1
>
> Continuo aguardando que parlamentares, jornalistas, blogues e outros setores acordem para a situação. Não é todo dia que o aparato policial do Estado é mobilizado para expulsar meia dúzia de jornalistas de um protesto pacífico, autorizado pela Justiça, no sítio de construção da obra mais cara da história do Brasil. Quem faz mídia alternativa criticando os grandes meios de comunicação de massas e se cala ante uma situação dessas por conveniência partidária ou de patrocínio perde completamente a autoridade moral.
>
> Reiterando: não é trivial. É a expulsão de jornalistas, em plena democracia, pelo aparato policial do Estado, do sítio de construção da obra mais cara da história do Brasil.
>
>
> Saudações com lutas,
>
> Sérgio K.
>
>
>
>
>
> __._,_.___
> | através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico
> Mensagens neste tópico (1)
> ATIVIDADE NOS ÚLTIMOS DIAS:
> Visite seu Grupo
> As mensagens publicadas neste grupo não podem ser repassadas a outras listas ou pessoas sem a expressa concordância do autor.
> Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso
> .
>
> __,_._,___
Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase