[Bancariosdebase] Participação no CONECEF
Mÿffffe1rcio Cardoso da Silva
marciocarsi em yahoo.com.br
Terça Abril 1 12:44:41 UTC 2014
Camaradas.
Camarada Messias.
É princípio nosso não ir em fóruns em que a gente nada pode fazer, que serve apenas para promover o governo de plantão e os burocratas. No BB o estágio está mais avançado e não é mais possível ir. É perda de tempo. Embora o porcesso de privatização da CEF ainda esteja mais atrasado em relação ao BB, (mas intensificou muito desde o ano passado), atingiu um grau de burocratização que a base é impedido de comparecer; e os ativistas que comparecem não tem poder de decisão algum.
Diante disso, a tática é não comparecer nos fóruns da CUT, em proveito de construir algo novo, que a base participe e decida, que no caso é o encontro da FNOB. Já que o encontro será aqui, acho que devemos fazer a disputa política para que o Avante participe do Encontro da Nacional da Frente. Inicialmente sem qualquer compromisso (aliás, não se trata de algo contratual, mas se as pessoes compreendem da importância política de se construir algo novo, ou não) orgânico com a FNOB.
Penso que temos acordo com os princípios, mas a tática, qual vamos defender? Ambos os casos são desgastantes (chamar a base para comparecer), porém somente o Encontro da FNOB se tem perspectiva, nos encontros da CUT o resultado nulo é certo.
Porém, penso que o Diogo não pensa desta forma. Creio que raciocine no binômio participar ou não dos fóruns da CUT. E ele, deixa claro que devemos participar dos fóruns da CUT. Neste caso, do CONECEF.Ele já está fazendo a disputa política para isso. E na minha avaliação, a LER, por meio do Uma Classe, vai fazer o mesmo, visto que eles têm a postura de não criar o novo, mas tentar salvar o velho (eles não se cansam de deixar claro que fazem balanço negativo da saída da CUT e da construção da CONLUTAS no seu início, mas, paradoxalmente, estão FORA da CUT e dentro da CONLUTAS).
Para terminar, acho que devemos nos posicionar pela não participação dos fóruns da CUT, enquanto BDB. Se depois desta disputa política, os demais coletivos decidirem que devamos ir (democracia operária), nós iremos, porém com tese própria, e não a reboque de governista enrustido do pessoal da INTERSINDICAL. Mas saibamos que todo o nosso esforço é para construir o Encontro da Frente.
O quê os camaradas acham?
Um forte abraço.
Márcio
Acesse :http://frentedeoposicaobancaria.org/
http://espacosocialista.org/portal/
Em Segunda-feira, 31 de Março de 2014 19:47, Utopia <utopia_s em yahoo.com.br> escreveu:
Olá a todos!
Penso que não podemos rechaçar de cara ida ao conecef. É tático ou é principio não ir?
Os compas. já sabem da minha posição. Já fui e também não fui. Gostaria de mais elementos, em particular numa conjuntura de administração temerária na CAIXA e descaso total com a poupança dos trabalhadores da CAIXA (FUNCEF) e de outros fundos de pensão. Dilma cai nas pesquisas e as condições péssimas de trabalho se aprofundam na CAIXA e bancos em geral. Copa chegando, garis vitoriosos recuperando auto-organização e superando os entraves todos, condutores no sul "peitando" a burocracia na ação direta, etc.
Valeu!
Messias.
Em Segunda-feira, 31 de Março de 2014 12:19, Mÿffffe1rcio Cardoso da Silva <marciocarsi em yahoo.com.br> escreveu:
Camaradas.
O Diogo, da INTERSINDICAL, já faz campanha aberta para que se assine a tese (ou contribua) para o CONECEF. Acho que devemos fazer agitação pelo encontro da FNOB, que será aqui em São Paulo. Invez de ir num congresso pelego, irmos para um encontro realmente pensando na categoria.
Abraços.
Márcio
Acesse :http://frentedeoposicaobancaria.org/
http://espacosocialista.org/portal/
_______________________________________________
Bancariosdebase mailing list
Bancariosdebase em lists.aktivix.org
https://lists.aktivix.org/mailman/listinfo/bancariosdebase
Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase