[Bancariosdebase] Enc: [oposicao_bancaria] RE: [MNOB/CSP-Conlutas] ENC: Solicitação de apoio - Chapa de oposição na Bahia

Mÿffffe1rcio Cardoso da Silva marciocarsi em yahoo.com.br
Domingo Abril 27 02:23:56 UTC 2014


Prezados camaradas.
 
Vejam só como está com. plicado o negócio em Bauru: Para a chapa de oposição da Bahia, há apoio irrestrito, ainda que o MNOB apoie por uma questão oportunista. Mas para a chapa de "oposição pura" (nas palavras do próprio Tonon) da APCEF nenhum apoio político, financeiro, ou militante.
 
Isso torna claro que a falta de posicionamento político da parte que reivindica a Frente em Bauru teve dificuldades de digerir a "divisão" da oposição na APCEF, quando, na verdade, ficou evidenciado o que é oposição de verdade, e o que é aparência de oposição. Neste caso, os companheiros de Bauru, sempre foram vanguarda na oposição do país, é uma das retaguardas na construção da Frente. Até mesmo as pessoas que se dizem apoiadores da FNOB não se dispuseram a fazer a campanha da chapa no interior.
 
Apesar das confusões que pairam na diretoria de Bauru sobre a necessidade de uma Oposição consequente (e não consentida), os companheiros ainda são imprescindíveis para a construção da Frente em nível nacional. Devemos ter a velha e boa paciência revolucionária. Embora pessoas como Tonon, ainda que experientes, são sujeitos a ficar em cima do muro entre Frente e MNOB. E depois, a confusão é provocado pelos elementos do PSTU que lá se encontram. Por outro lado, se os companheiros não resolverem logo esta questão, a parte mais consequente e combativa da direitoria do Sindicato de Bauru vai perder espaço para o PSTU, de forma que a Articulação poderá voltar a ser a maioria da diretoria, num futuro não tão distante, já que o PSTU voltou a ter relações políticas com a CUT.
 
Pensemos.
 
Um forte abraço.
 
Márcio
 
 

Acesse :http://frentedeoposicaobancaria.org/

http://espacosocialista.org/portal/

Em Sábado, 19 de Abril de 2014 11:10, Paulo Rodrigo Tonon Garcia <pbunito em yahoo.com.br> escreveu:
  
  
Esta chapa é mais um indicio de que não precisamos nos submeter a se aliar com pessoas que não falam a mesma lingua que a nossa para avançarmos no movimento sindical. O momento é de insatisfação e por isso temos todas as condições de avançar usando nossos instrumentos em bancários: MNOB ou FNOB.
Parabéns aos companheiros da Bahia!
O Sindicato de Bauru aprovou 2 mil reais de apoio financeiro para esta chapa de oposição pura!
Abraços
Paulo Tonon
Em Sexta-feira, 11 de Abril de 2014 16:39, Laercio Pereira <laerciopereira em hotmail.com> escreveu:
  
  
>Reforço os parabéns do Jura.
>Não é fácil combater a máquina, inclusive nun sindicato com base estadual.
>Está lançada a chama...vamos incendiar.
>Saudações Socialistas
>LAÉRCIO
> 
>
>
>________________________________
>
To: mnob_cspconlutas em yahoogrupos.com.br
>CC: oposicao_bancaria em yahoogrupos.com.br
>From: juary.luis em uol.com.br
>Date: Thu, 10 Apr 2014 23:37:08 -0300
>Subject: [MNOB/CSP-Conlutas] ENC: Solicitação de apoio - Chapa de oposição na Bahia
>
>  
>Parabéns aos companheiros(as) de Salvador!
>
>  
>Com certeza terão o nosso apoio. 
>  
>Um abraço socialista, 
>  
>Juary Chagas 
>MNOB/CSP-Conlutas 
>  
>
>________________________________
>  
>De:Wellington Gardin [mailto:wgardin em gmail.com] 
>Enviada em: quinta-feira, 10 de abril de 2014 22:44
>Para: martaturra em hotmail.com
>Cc: juary_luis em hotmail.com
>Assunto: Fwd: Solicitação de apoio - Chapa de oposição na Bahia 
>  
>  
>Companheiros (as), 
>  
>É com muito orgulho que informamos a inscrição da chapa "Oposição: Independência e Renovação" no processo eleitoral do Sindicato dos Bancários da Bahia. É a primeira vez desde 1996 que haverá uma chapa de oposição concorrendo. Temos orgulho porque essa não foi uma tarefa fácil. Enquanto que em outros estados o prazo para a inscrição das chapas chega a 1 mês, aqui na Bahia a atual diretoria impõe um prazo de apenas dez dias. Mesmo assim, conseguimos formar uma chapa com o número máximo de bancários e bancárias: 68 no total.  
>  
>Por um lado, isso foi possível pelos reflexos da nova situação da luta de classes aberta no país. Podemos não ter vivido ainda um ascenso entre os bancários, como já ocorreu entre os garis e os operários do Comperj, mas as mobilizações de junho atingiram em certa medida a consciência da categoria abrindo espaço para um maior questionamento da burocracia governista que dirige nossa entidade (CTB/ Articulação Sindical). Por outro lado, a inscrição da chapa expressa a confiança depositada por setores importantes da categoria nos integrantes da oposição bancária. Confiança conquistada nos piquetes e assembleias de greve, mas sobretudo na atuação cotidiana em nossos locais de trabalho no combate ao assédio moral e em defesa dos direitos dos trabalhadores. 
>  
>Apesar dessa vitória inicial, reconhecemos que temos muitas limitações para enfrentar um desafio que se levanta diante de nós como um gigante. Estamos falando de um dos principais sindicatos da CTB nacionalmente, com uma base sindical que compreende mais de 220 munícipios na Bahia, além da capital. Temos limitações em relação ao nosso tamanho e ao tempo disponível para percorrermos as agências. Temos também pouca experiência com eleições sindicais e quase nenhuma inserção nos bancos privados. Sem falar dos parcos recursos para fazer campanha ante a utilização indiscriminada da máquina da entidade pela atual diretoria,representada na chapa 1 (CTB/Articulação Sindical). 
>  
>Acreditamos, no entanto, que a participação nesse processo pode servir como uma alavanca para o fortalecimento da oposição bancária como uma alternativa de direção para a categoria. Nossa chapa é composta por integrantes do MNOB, pelo Marcos, integrante da FNOB, e por uma maioria de independentes que pode se aproximar do nosso projeto de central sindical e popular. Além disso, é possível um diálogo com a categoria sobre a política econômica do governo e sua relação com os interesses dos banqueiros e os problemas sofridos cotidianamente pela categoria. 
>  
>Nesse sentido, solicitamos o apoio político, militante e financeiro do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte para enfrentarmos esse desafio. 
>  
>O período de campanha já começa depois de amanhã (12/04) e a votação ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de maio. 
>  
>Saudações com lutas, 
>  
>Wellington Gardin Gomes 
>Movimento Nacional de Oposição Bancária - Bahia/ CSP Conlutas 
>(71) 8854-1178 
>(71) 9364- 5338 
>  
>  
>  
>  
>  
>  
>  
>  
>  
>  
>       
>
>       
__._,_.___  
Responder através da web    através de email   Adicionar um novo tópico  Mensagens neste tópico (4)   
As mensagens publicadas neste grupo não podem ser repassadas a outras listas ou pessoas sem a expressa concordância do autor.  
Visite seu Grupo  
 
• Privacidade • Sair do grupo • Termos de uso    
  
.   

__,_._,___ 


Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase