[Bancariosdebase] Enc: [oposicao_bancaria] Inf.10/478 - Reunião de Negociação com Caixa Econômica Federal

Mÿffffe1rcio Cardoso da Silva marciocarsi em yahoo.com.br
Segunda Abril 19 02:13:08 UTC 2010


Segue informes sobre a CEF.

Abraços.

Márcio



----- Mensagem encaminhada ----
De: José Augusto Cordeiro <filhodetupam em yahoo.com.br>
Para: bancários <bancariosbr em yahoogrupos.com.br>; oposicao_bancaria em yahoogrupos.com.br
Cc: mrbancaria em grupos.com.br
Enviadas: Sábado, 17 de Abril de 2010 21:48:56
Assunto: [oposicao_bancaria] Inf.10/478 - Reunião de Negociação com Caixa Econômica Federal

  
Escrito por Renata     
Sex, 16 de Abril de 2010 11:51  
A comissão de negociação permanente da CONTEC se reuniu nesta quinta-feira (15.04.10), em Brasília, com representantes da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL para tratar da reestruturação do Banco, PFG (Plano de Função Gratificada) , problemas específicos dos avaliadores de penhor, jornada de trabalho e outros assuntos de interesse geral dos empregados da CAIXA.  

Participaram da reunião pela CONTEC: Lourenço Prado (presidente) ; Rumiko Tanaka (coordenadora da mesa de negociação com a CAIXA e diretora de Finanças da CONTEC); Joaquim Alves da Costa Neto e Eudimar José Bandeira de Oliveira, do Seeb Amazonas; e Willian Louzada, do Seeb Goiás. Como convidados da CONTEC também estiveram presentes: João Carlos Pereira Ramalho (Anacef); Carlos Alberto Regueira de Castro Silva (Advocef); Anna Claúdia de Vasconcelos (Advocef) e Marcelo Sporleder Salis (Anaec). 

 O superintendente nacional de desenvolvimento empresarial da Caixa, José Durval dos Reis, iniciou a reunião apresentando a proposta da empresa para a reestruturação das suas filiais. Basicamente, sua apresentação se concentrou em informações comparativas das áreas e unidades que já existem e como elas ficarão após a reestruturação. 

 Os representantes da CONTEC lembraram que essas informações, que já circulam internamente na intranet do banco, não são suficientes, pois não explicam o processo de mudança. Por isto, a comissão CONTEC elaborou uma série de questionamentos, mas nem todos foram sanados.   
 O superintendente não soube precisar, por exemplo, qual a quantidade de cargos que seriam criados ou extintos com a mudança. Informou apenas que o cálculo está sendo conduzido pela vice-presidência de Pessoas (Vipes), e será concluído até o dia 1º de junho. E que só com este levantamento seria possível responder a esta questão. Quanto ao processo de extinção de algumas filiais, também ficou sem grandes explicações.  

Segundo José Durval, a previsão para concluir a efetiva reestruturação (ou seja a implementação do novo modelo, com novas unidades em funcionamento, inclusive com a definição quanto a redistribuição de pessoal) está marcada para o dia 30/06/2010.   

A CONTEC cobrou a falha na comunicação da CAIXA e a falta de transparência nessa proposta de reestruturação. Destacou também que essa conduta tem motivado tumulto, angústia por parte dos empregados e protestos já desencadeados em vários estados. Várias entidades estão fazendo abaixo assinados e manifestações contra a postura da direção da CAIXA em relação ao processo de reestruturação. 

Os representantes dos trabalhadores também exigiram mais diálogo por parte da CAIXA. “Uma negociação desta natureza merece mais diálogo com os empregados, com a representação sindical e com todas as entidades interessadas no assunto”, destacou Rumiko Tanaka. 
 PFG e Jornada de Trabalho– Durante a reunião, os negociadores da CAIXA simplesmente disseram que a empresa ainda não tem condições de apresentar propostas por uma série de questões burocráticas relacionadas, inclusive, a negociações que ainda estão em andamento no Ministério do Planejamento. 

A CAIXA também informou que só voltará a negociar o PFG no mês que vem. Por isto, ficou de agendar nova reunião para discutir especificamente esses assuntos.

Na oportunidade, os representantes da carreira profissional informaram que estão preparando ofícios para tratar de problemas específicos que serão encaminhados à direção da CAIXA. Tão logo tenhamos conhecimento do conteúdo desses documentos, encaminharemos para conhecimento de todos. 
 
Proposta da CAIXA - O material apresentado pelo superintendente da CAIXA segue abaixo e também pode ser acessado na intranet do Banco. Nos próximos dias, a CONTEC receberá sugestões e propostas de alteração por parte dos empregados, para que possamos compilar tudo para apresentarmos a CAIXA o mais rápido possível.   
 
REDE DE SUSTENTAÇÃO AO NEGÓCIO
SUADEABR/2010   Disfunções Modelo Anterior
Ø      Processos fragmentados, impedindo sinergia e agilidade para entrega do produto/serviç o final.
Ø      Conceitos utilizados para definição de Filiais não traduziam a realidade de sua atuação.
Ø      Desequilíbrio na capilaridade e no dimensionamento de pessoas das Filiais.
Ø      Ausência de padronização na definição do nível/porte das Filiais.   
Premissas para o Modelo
Ø      Foco no cliente.
Ø      Alinhamento ao Modelo de Gestão.
Ø      Alinhamento ao Plano Estratégico 2009-2015.
Ø      Otimização da capacidade da CAIXA no apoio ao Desenvolvimento Regional Sustentável.
Ø      Incremento da capacidade da CAIXA como operadora de políticas públicas.
Ø      Melhor distribuição das Unidades por Vice-Presidência.
Ø      Ajuste na caracterização de níveis e faixas das Unidades.
Ø      Modelo flexível.
Ø      Ganho de escala.   
Resolução do Conselho Diretor nº 4364,de 29/12/2009
Criação da
Rede de Sustentação ao Negócio,
Modelo Conceitual e Tipologia, com o objetivo de garantir o equilíbrio e os meios para a realização dos negócios da CAIXA.                   
·         Modelo Conceitual   
Tipologia
Centralizadora Nacional
Ø      Unidade que operacionaliza, em abrangência nacional, competências vinculadas a uma Vice-Presidência e apresenta as seguintes características:
ü      não tem capilaridade;
ü      não tem unidades vinculadas;
ü      possui alto grau de automação;
ü      não demanda presença física junto ao negócio   
Tipologia (cont.)
Centralizadora Regional
Ø      Unidade que operacionaliza, em abrangência regional (SUAT A/B/C/D/E), competências vinculadas a uma Vice-Presidência, com as seguintes características:
ü      não demanda presença física junto ao negócio;
ü      não tem unidades vinculadas;
ü      possui alto grau de automação
Ø      Considerado o escopo de atuação das unidades, poderão ser criadas até seis Centralizadoras Regionais, uma por Superintendência Nacional de Área (SUAT) e, quando for o caso, uma em Brasília, para atendimento à Matriz.   
Tipologia (cont.)
Regional de Sustentação ao Negócio
Ø      Unidade que operacionaliza competências vinculadas a uma Vice-Presidência e apresenta as seguintes características:
ü      demanda presença física junto ao negócio;
ü      pode estar distribuída por Estado ou Município;
ü      admite-se mais de uma unidade no Estado ou Município;
ü      pode ter Extensões a ela vinculadas.   
Tipologia (cont.)
Regional de Sustentação ao Negócio (cont.)
Ø      Extensõessão o braço operacional da Regional de Sustentação ao Negócio e apresentam as características a seguir:
ü      não possuem centro de custo próprio;
ü      devem estar dentro da região de abrangência da RSN;
ü      podem ser temporárias ou permanentes;
ü      podem ser constituídas por uma única pessoa;
ü      podem ser constituídas por cargos gerenciais ou técnicos, ou apenas cargos técnicos, isoladamente ou em conjunto, limitado a um cargo gerencial.   
Considerações Gerais
Ø      As Unidades da Rede de Sustentação ao Negócio são vinculadas, na Matriz, às Superintendências Nacionais ou Gerências Nacionais gestoras, segundo a estrutura já existente.
Ø      A VIPES ficará responsável pela recolocação dos empregados da Rede de Sustentação ao Negócio.
Ø      Para os empregados que manifestarem interesse em ser lotados em unidades da Rede de Distribuição e Atendimento, a criação dessas vagas dar-se-á por meio da VIPES, em conjunto com a VIGAT.
Ø      A implantação dos Portes nas unidades da Rede de Sustentação ao Negócio entrará em vigor com a implantação do Plano de Funções Gratificadas (PFG).
Ø      A reclassificação das unidades da Rede de Sustentação ao Negócio acontecerá a cada 2 anos, no mesmo período em que ocorre a reclassificação das unidades da Rede de Atendimento e Distribuição

[[[maiores detalhes]]] ===>>>

http://www.contec. org.br/contec- online/109- abril-2010/ 2964-inf10478- reuniao-de- negociacao- com-caixa- economica- federal
 
  
__._,_.___
| através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico Mensagens neste tópico (1) 
Atividade nos últimos dias: 
Visite seu Grupo 
As mensagens publicadas neste grupo não podem ser repassadas a outras listas ou pessoas sem a expressa concordância do autor. 
Veja os imóveis mais procurados em Rio de Janeiro no Yahoo! Imóveis 

________________________________
Conheça agora belas mulheres que buscam homens como você! 

________________________________
Faça uma Busca por um Novo EMPREGO Aqui! São mais de 180.000 vagas! 
 
Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso
. 

__,_._,___


      
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.aktivix.org/pipermail/bancariosdebase/attachments/20100418/e8772156/attachment-0001.htm>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase