[Bancariosdebase] Informes Delegados Sindicais BB, 24/02
Mÿffffe1rcio Cardoso da Silva
marciocarsi em yahoo.com.br
Domingo Fevereiro 28 00:02:48 UTC 2010
Prezados companheiros, manos e minas.
Dia 24, quarta-feira, foi realizada a posse dos Delegados Sindicais do BB. Tentarei ser breve, pois muita coisa já faz parte do 'script" da Articulação....
A abertura fo maçante. foram duas horas de apresentação. 100 minutos para os informes da mesa, incluído o pronunciamento da CUT , na pessoa da Juvândia (!?), e mais 20 minutos divididos entre a INTERSINDICAL (na pessoa do Celso Lavorato), e da CONLUTAS (na pessoa do André Pluskat).
O fórum estava esvaziado tendo em vistaque o dia 24 foi a data do pagamento dos funcionários da prefeitura de São Paulo, que fez com que o os bancários fossem assediados para não comparecerem à reunião que duraria o dia todo. Denunciei isso em minhas falas.
Distribui os materiais do BDB no fórum, as pessoas leram com bastante atenção. Entreguei para todos, cerca de 50 jornais.
A condução da mesa foi péssima, mas isso não foi por falta de experiência dos seus componentes (Cláudio e Ernesto), mas ao cont´rario disso. Eles tumultuavam o andamento dos trabalhos extrapolando o tempo de fala e exigindo celeridade dos bancários..., isso sem falra de quando eles atravessavam a fala do bancário no meio de sua intervenção. Na minha opinião trata-se de uma forma de desmoralizar os fórum dos delegados,tendo em vista que a Articulação não consegue ter a maioria neste fórum de base.
APESAR da diretoria do sindicato, os trabalhos prosseguiram. Foram aprovadas as seguintes deliberações:
1-Eleição dos delegados sindicais na Nossa Caixa (minha avaliação é que não vão encaminhar isso sem pressão);
2-Rejeitar qualquer proposta que envolva redução de direitos e/ou salários; (disseram que isso é "claúsula pétrea");
3-Fazer reuniões mensais de Delegados Sindicais, combinados com plenárias (qeu não seriam necessariamente na mesma frequência), e assembléias (também aqui não acredito somente encaminharão com pressão);
4- plenária sobre mobilização da jornada de 6 horas (a proposta original, do MNOB, seria um plano de ingressar com uma ação COLETIVA pelo cumprimento da jornada de trabalho de 6 horas, nos moldes conquistado nos tribunais pelo Sindicato do Maranhão.Ponderei com os companheiros para que revissem a proposta dada a temeridade de uma ação dessas num judiciário super-hiper-mega-master-blaster reacionária bandeirante, em que a nossa derrota seria quase certa e legalizaria a fraude dos patrões. Não nos esqueçamos que a divisão da categoria entre novos e antigos se deu no judiciário).
Uma das minhas propostas foi a saída do Secretário Geral da CONTRAF-CUT das mesas de negociação, como representante dos bancários, pois fora nomeado a cargo de confiança do BB. Os contraficantes tentaram manobrar dizendo que o Marcel saiu da Comissão de Empresa. Daí que questionei se o preposto do banco estava no Comando Nacional. Desconversaram de quel elea estava na Secretaria Geral da CONTRAF ( etodos sabem que o secretario geral é um dos manda-chuvas da entidade, o burocrata não só foi promovido no banco, como na hierarquia da burocracia). Daí que mesmo assim, propus que exigíssemos a saída dele da secretaria geral e do comando. Aí, os pelegos saíram com essa: de que o fórum de delegados sindicais não é deliberativo. Sendo assim, não me restou outra coisa a não ser propor diretamente ao plenário ( à revelia da mesa) a aprovação da moção que já apresentei para vocês.
Afiramram que "anteciparão" os congressos do BB e da CEF para maio... preparem-se.
É turma... teremos bastante trabalho...
Um abraço.
Márcio
____________________________________________________________________________________
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.aktivix.org/pipermail/bancariosdebase/attachments/20100227/a9001f84/attachment-0001.htm>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase