[Bancariosdebase] Congresso do BB

Mÿffffe1rcio Cardoso da Silva marciocarsi em yahoo.com.br
Terça Junho 1 04:10:54 UTC 2010


Prezados companheiros, manos e minas.

O CNFBB realizado no último final de semana foi extremamente desastroso. O fórum foi montado para ser um evento de formalização de submissão dos interesses do bancários aos interesses eleitorais do PT. E deu certo.

Por mais que as oposições tensionassem, isso não foi suficiente para que os setores vacilantes do lado da Articulação rompossem com eles. Foram aprovados medidas como Apoio à candidatura da Dilma, valorização dos dirigentes sindicais, não reposição de perdas, etc.

Foram apresentadas 7 teses: 3 de oposição ( BDB, MNOB e INTERSINDICAL) e 4 da situação (CSD, Articulação, CTB e Fórum Cutista e Democrático). A CSD e a CTB eram os "radicais livres" da situação e a todo momento ameaçaram a jogar água no chope da articulação, que se viu obrigada a fazer diversas reuniões de "cópula" (desculpem-me, mas não achei outro adjetivo para isso) entre os capas para tentar uma centralização deste setor, rsponsável por boa parte dos atrasos de mais de uma hora para os início dos trabalhos.

As Oposições perderam todas as votações em plenário. Propostas como reposição de perdas, fim dos delegados natos, necessidade de asembléia para votar as resoluções do congresso não passaram.

Tinha muitos dirigentes sindicais lá. A pouca base que lá apareceu ficou extremamente dscepcionado com a atuação dos "seus" representantes. Isso é muito ruim, pois contuma acontecer do bancário "voltar para casa", pois se v~e como um otário diante de tanta manipulação (motivo pelo qual fazem greve de pijama. Tive que levantar a bola de muitos colegas de base para que não abandonassem a luta. Expliquei que aquele circo servia apenas para aquilo: deixar os burocratas livres para fazer o que bem entender com o movimento da classe.

A atuação do BDB despertou o interesse dos poucos bancários que lá estavam e o ódio da burocracia petista, pois a exposição da tese me preocupei em dar subsídios para explicar a atual fase da crise e, principalmente, pela caracterização do PT como uma casta de burocratas tem a necessidade vital de defender a candidatura da Dilma não como uma candidatura progressita, mas por lutar pela sobrevivência nas "boquinhas" do Estado. Nem a Articulação de ousou vaiar, embora fosse o único delegado da Tese no fórum.

Exatamente por isso tive que me concentrar nas nossas resoluções de cunho democrático para defender nos grupos (as outras oposições fariam as defesas das outras propostas de cunho econômico e social, como PLR, CASSI, PREVI, reposição de perdas, etc). Tais defesas serviram ainda mais para chamar atenção dos trabalhadores que lá estavam. Um dos dirigentes cutistas me acusou de estar perseguindo os "dirigentes sindicais" e de estar atentando contra a "autonomia sindical". Mas o que os contraficates não falam é que a tal autonomia sindical é, na verdade, carte branca para que a burocracia petista submeta os interesses dos bancários á camapnha eleitoral da Dilma.

PERDEMOS A BATALHA, MAS NÃO A GUERRA.

Foi uma merda o congresso. A pouca base que foi lá estava decepcionada. Uma bancária egressa do BESC (Banco do Estado de Santa Catarina), incorporado pelo BB, fez-me um apelo em prantos para que fizesse uma intervenção em plenário sobre o descalabro destes companheiros de SC: tabalhar em agências sem ar-condicionado e vendo colegas se jogarem de andares altos dos prédios. 

No que pese este resultado, a primeira coisa que temos de fazer é levantar o moral destes ativistas. Ver "seus" representantes traindo a categoria não deve ser nada fácil. Devemos falar que esta burocracia quer mesmo é que os bancários deixem o caminho livre para que esta casta de sanguessugas estejam livres para fazerem o que fazem. Abondonar a luta pelos trabalhadores é tudo que estes bandidos querem.

Segunda coisa. Temos que fazer uma campanha para que as bases convoquem assembléias para votar as resoluções do congresso. Para isso é necessário fazer uma rgande campanha na base, e, se possível, envolvendo as outras oposições. Temos que deixar claro que não haverá vitória alguma submetendo os interesses dos bancários aos interesses eleitorais do Partido dos Traidores.

DIVULGAÇÃO DO GRUPO.

Distribuí quase todos os materiais que peguei com o Messias na sexta. Como estava sozinho, diponibilizei o material sobre os assentos dos participantes que pegaram o panfleto ma medida que chagavam. O panfleto com os dados do último balanço do BB ajudou em muito em complementar a exposição de nossa tese. Foi muito bem recebida de forma geral.

Peguei 21 contatos em nível nacional que precisamos trabalhar.Mas alguns são diirgentes (foi aí que constatei que haviam muitos capas no fórum), assim, temos de fazer alguma triagem neles. 

Estou á disosição para qualquer dúvida.

Um forte abraço.

Márcio


      
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.aktivix.org/pipermail/bancariosdebase/attachments/20100531/8d7a4759/attachment.htm>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase