[Bancariosdebase] Res: Res: Artigo para o Jornal da Frente Nacional de Oposição
marta turra
martaturra em hotmail.com
Domingo Abril 10 02:36:44 UTC 2011
O jornalista não me disse. Só falou "meia lauda"
Marta Turra
Saudações com lutas!
Date: Sat, 9 Apr 2011 18:34:17 -0700
From: marciocarsi em yahoo.com.br
Subject: Res: Res: Artigo para o Jornal da Frente Nacional de Oposição
To: martaturra em hotmail.com; rafaelduart em hotmail.com; bancariosdebase em lists.aktivix.org
Olá, pessoal.
ainda estou esperando saber quantos toques deve ter a matéria para que saia o quanto antes o jornal.
abraços.
Márcio
De: Mÿffffe1rcio Cardoso da Silva <marciocarsi em yahoo.com.br>
Para: marta turra <martaturra em hotmail.com>; Rafael Duarte <rafaelduart em hotmail.com>; bancariosdebase em lists.aktivix.org
Enviadas: Quinta-feira, 7 de Abril de 2011 1:42:39
Assunto: Res: Artigo para o Jornal da Frente Nacional de Oposição
oi, Marta!
O artigo deve ter quantos toques para que eu tenha algum parâmetro?
Beijos.
Márcio
De: marta turra <martaturra em hotmail.com>
Para: Rafael Duarte <rafaelduart em hotmail.com>
Cc:
marciocarsi em yahoo.com.br
Enviadas: Quarta-feira, 6 de Abril de 2011
15:19:41
Assunto: Artigo para o Jornal da Frente Nacional de Oposição
Rafinha, me manda a boneca onde estão incluídos todos os textos e a charge. Hoje te mandei as resoluções e aquele texto da Caixa. Eu sei que vai ficar grande, mas este é o nosso mais importante instrumento de trabalho. Por mim se sair com 10 páginas, ou 20, tá bom.
O jornal tem que falar para o coração do bancário capice? O bancário tem que ficar com uma puta tesão de ler! Gianotti tem razão nisso: tem que ser uma comunicação que o cara pega e vai ficando maluco porque vai ver que a gente tá falando a verdade, o seu dia-a-dia,
Isso é urgente. O próximo encontro tá marcado já para 18/06.
Marcio
estou enviando com cópia ao nosso jornalista Rafa, que está diagramando o jornal.
Deve sintetizar mais. Da mesma forma vou pedir aos companheiros que já mandaram que falçam o mesmo. Já tem 4 páginas e ainda não entrou matéria de privados, Caixa e BB.
A CAMPANHA SALARIAL JÁ COMEÇOU
A campanha salarial de 2011 começou quando a de 2010 acabou. Temos que pensar como conquistarmos isonomia de direitos entre bancários novos e antigos, reposição das perdas salariais, estabilidade de emprego, fim das metas, respeito à jornada de 6 horas, estabilidade, instituição dos delegados sindicais para os bancos privados, etc. No entanto, não é suficiente elencar uma pauta de reivindicações. Por mais combativa que seja, é necessário traçar uma tática também combativa, à altura dos desafios colocados para nós. E decididamente as nossas campanhas salariais desde 2005 são as mesmas: começam após a data-base (31 de agosto), arrasta-se por setembro, e terminamos a campanha em outubro, com assembleias separadas (BB, CEF e privados) e lotadas de fura-greves e gerentes coagidos para votar na proposta rebaixada defendida pelos
patrões e pela cúpula das direções vinculadas politicamente à CUT e ao governo federal.
Está mais do que na hora de mudar este “script”, e o primeiro passo é ANTECIPAR A CAMPANHA. O que significa mobilizar os bancários desde já nos organismo de base por meio de assembleias, plenárias e congressos. Mas ainda assim, isso não é suficiente. Além de ter uma pauta de reivindicações e uma tática combativa é necessário que a campanha seja conduzida com independêcia em relação ao governo e aos banqueiros para se evitar que interesses estranhos se sobreponham aos da categoria.
Comecemos pela tática. Há anos os sindicalistas vinculados politicamente ao PT e a CUT impõe à categoria uma negociação em mesa unificada, que se mostrou um erro nos últimos 7 anos de campanha, em que os bancários do setor público é que fazem, de fato, acontecer as mobilizações e isso fica mais patente nas grandes capitais como Rio e São Paulo, que embora sejam a minoria em suas respectivas bases, são de longe o setor predominante nas assembleias e o mais organizado em todas as campanhas. O que isso quer dizer? Que devamos dividir a categoria? Evidentemente que não.
Entendemos que as campanhas salariais devem continuar unificadas, mas é preciso que se observem as disparidades na mobilização entre os bancários do setor público e privado. Durante toda a década de 2000 a direção governista deu um tratamento convenientemente igual entre desiguais. Ao invés de lutar por delegados sindicais e pela estabilidade de emprego nos bancos privados, os dirigentes cutistas e seus aliados preferem colocar uma camisa de força no movimento por meio da tática da mesa única. Na prática, estes mesmos dirigentes jogam sobre o ombro dos bancários do setor público os ônus da falta de trabalho que os sindicatos deveriam fazer nas bases, além da evitar o desgaste do governo em se comprometer a atender as reivindicações específicas como reposição das perdas salariais ocorridos pelos 10 anos de congelamento
salarial da era PSDB. Em outras palavras, a CUT e seus aliados fazem da mesa única uma forma de não se desgastarem com os bancários privados (base eleitoral nas grandes cidades), que, impedidos de lutar pela absoluta falta de trabalho de organização das ditas “entidades representativas”, são levados a ter que aprovar uma pauta rebaixada numa assembleia em separado do restante da categoria. É a partir daí que se começa o desmonte das greves. Os bancários do setor privado aprovam um acordo do tamanho do trabalho de organização dos sindicatos cutistas, e os bancários do setor público voltam frustrados pois poderiam continuar para conquistar mais dos patrões e do governo.
Mas tudo pode ser mudado. Nos dias 2 e 3 de abril houve o Encontro Nacional das Oposições na cidade de Nata-RN, em que os bancários combativos e os sindicatos independentes dos patrões e governos discutiram a campanha salarial 2011 balizando-se nos interesses da categoria e não de qualquer grupo político. Assim, neste Encontro surgiu a Frente Nacional de Oposição como forma de aglutinar as várias forças de Oposição que agiam de forma descoordenada nacionalmente. Venha fazer parte da Frente!
__._,_.___
|
__,_._,___
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.aktivix.org/pipermail/bancariosdebase/attachments/20110410/1952c5e1/attachment-0001.htm>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase