[Bancariosdebase] Enc: RETIFICANDO: Pedido de apoio: Reabertura de negociação da Greve da Educação Federal

Mÿffffe1rcio Cardoso da Silva marciocarsi em yahoo.com.br
Segunda Agosto 13 22:43:57 UTC 2012


Prezados companheiros, manos e minas.

Há um ano, quem imaginava que haveria uma rebelião do funcionalismo público em geral. Em especial, dos servidores federais. De cabeça, estão paralisados os trabalhadores das agências reguladoras, dentre as quais, a ANVISA; Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Receita Federal, trabalhadores das universidades federais. A paralisação começa a colocar em cheque o governo Dilma.

Diversos servidores dos estados estão em greve,como os professores da Bahia, que estão paralisados por mais de 100 dias de greve. O Alto comandante do Exército (acho) foi rebaixado de patente (pelo que entendi) e de Comandante GEral, foi rebaixado a fazer trabalhos administrativos sem valor algum do ponto de vista administrativo. O motivo da medida: O comandante confraternizou-se com o soldados grevistas na Bahia.

Daqui a pouco, entra em cena os bancários, os carteiros e os petroleiros por reivindicações de reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

Dai o que vemos? Uma nota, tímida da CONLUTAS, de pedido de apoio a celebridades e parlamentares para que pressionem a Dilma a negociar com m setor específico do funcionalismo: Os professores das universidades federais em greve.

Claro que temos de pressionar o governo, mas não é com uma nota dessas que se vai fazer isso. Estamos num momento muito peculiar na história durante o estouro da cr45ise econômica de 2008.

Aqui no Brasil, estamos numa situação que não havia há anos: a possibilidade de uma greve geral, política, questionando a sociedade em que vivemos:

É evidente que não espero um salto de consciência dos grevistas nesta greve,mas, se o governo não apresentar uma proposta até o dia 31/08 que contemple os anseios da categoria, o que vamos fazer? 

Acho que a CONLUTAS está perdendo uma oportunidade de ouro em unificar estas lutas e transforma estas greves por salário e condições de trabalho num greve geral e política. Temos que mudar o discurso e explicar para os trabalhadores públicos e os trabalhadores de modo geral, que o arrocho salarial/congelamento se deve a uma política sustentar uma lógica de ajudar as empresas a manter a sua lucratividade, por meio de desoneração da folha de pagamento (ataque direto ao patrimônio do trabalhador) e renuncia fiscal de mais diversos matizes. Temos que explicaro o outro elemento destes ataques, que são os pagamantos religiosos da dívida pública que torna o impacto da folha de salários reajustada ao máximo das reivindicações, uma brincadeira de criança.

É certo que não estamos no mesmo estágio dos trabalhadores eurpeus, notadamente o espanhol e o grego, mas não podemos cometer os mesmos erros, isto é, de que a saída para os trabalhadores é por meio da ordem burguesa, em meios a prisões, demissões e demais praticas antissindicais.

Esta nota não tem efeito algum. Pelo contrário, ratifica o que as outra centrais já (não fazem) questionar a ordem, do porque o funcionalismo reivindica os seus direitos e de que tais medidas, de uma forma, ou de outra, atingirão a todos os trabalhadores.

Será que eu estou viajando na maionese? Sim/não e porquê?

Abraços.

Márcio 



________________________________
 From:  Secretaria Nacional 6 CSP Conlutas <secretaria6 em cspconlutas.org.br>; 
To:  Secretaria Nacional 6 CSP Conlutas <secretaria6 em cspconlutas.org.br>; 
Subject:  RETIFICANDO: Pedido de apoio: Reabertura de negociação da Greve da Educação Federal 
Sent:  Mon, Aug 13, 2012 5:42:18 PM 
 

(Retificando o e-mail anterior com o acréscimo de ume-mail do Comando Nacional de Greve).
Oláa todos e a todas,

Segue abaixo e em anexo uma pequena nota que pede a reabertura de negociações com os professores federais em greve (professores das Universidades Federais e dos Institutos Federais).Estão em greve há tres meses e o governo se nega a concluir negociação com o setor.

Trata-se de uma sugestão de nota a ser assinada por entidades e personalidades para cobrar do
 governo a reabertura de negociações com os grevistas, encerradas de forma autoritária e unilateral por parte das autoridades responsáveis pela negociação. Pedimos a todas as entidades democráticas, aos sindicatos e personalidades que se manifestem, seja assinando esta nota ou em texto próprio.

A manifestação da entidade pode ser enviado aos e-mails abaixo

gabinetesg em presidencia.gov.br

gabinetedoministro em mec.gov.br

srt.gabinete em planejamento.gov.br

Com cópia para o Comando Nacional de Greve do Andes, Sinasefe e à CSP-Conlutas, que farão com que chegue às autoridades competentes.

secretaria em cspconlutas.org.br

cngandes em andes.org.br

presidente em andes.org.br
dn em sinasefe.org.br

Desde já,
 agradecendo pela atenção, peço que repassem este pedido para todos que lhes parecer adequado.
Zé Maria, pela CSP-Conlutas
 
-
Moara Fernandes
Secretaria Nacional  CSP-Conlutas
www.cspconlutas.org.br
(11) 3107-7984
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.aktivix.org/pipermail/bancariosdebase/attachments/20120813/d4dca7ce/attachment-0001.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: Manifesto pela reabertura negociacao professores federais.doc
Tipo: application/msword
Tamanho: 20480 bytes
Descrição: não disponível
URL: <https://lists.aktivix.org/pipermail/bancariosdebase/attachments/20120813/d4dca7ce/attachment-0001.doc>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase