[Bancariosdebase] Fwd: [analistabb] REESTRUTURAÇÃO NO BB E A AUDIÊNCIA PÚBLICA
Márcio Cardoso
marciocarsi em yahoo.com.br
Terça Dezembro 11 14:26:26 UTC 2012
Ainda mais BB.
Acesse www.espacosocialista.org
Início da mensagem encaminhada
>
> AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALERJ
>
> Sindicato cobra do BB esclarecimentos sobre projeto de reestruturação
> O Sindicato participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na última segunda-feira, dia 10, convocada pelo deputado estadual Paulo Ramos (PDT), sobre o processo de reestruturação no Banco do Brasil. Pelo plano, a empresa pretende transferir para outros estados setores estratégicos que ainda funcionam no Rio de Janeiro: o Centro de Suporte Operacional (CSO) e Centro de Serviços de Logística (CSL). O Sindicato voltou a cobrar da direção do banco esclarecimentos sobre o projeto e criticou a decisão unilateral da empresa, que corta postos de trabalho e causa apreensão nos funcionários. O representante do BB, Jair Müller, disse na audiência que o plano de reestruturação é mantido “a sete chaves” e que, por isso, não poderia dar nenhuma informação sobre o assunto. O deputado Paulo Ramos rebateu dizendo que “as pessoas mais interessadas na questão, que são os funcionários, têm o direito de saber detalhes da reestruturação no banco”.
> Num dos pontos altos da audiência, o parlamentar pedetista refutou a fala de Jair, quando o gerente executivo do banco afirmou que a “angústia e o sofrimento dos trabalhadores fazem parte de qualquer processo de mudanças na vida”.
> “A angústia não é algo natural da vida. A democracia exige que haja um debate sobre um assunto tão importante, caso contrário voltamos aos tempos da ditadura”, rebateu o deputado.
> Promessa não cumprida
> A diretora do Sindicato Luciana Vieira lembrou que a direção do BB, na reunião com a Contraf-CUT e o Ministério Público Federal, no último dia 3, assumiu o compromisso de dialogar com o movimento sindical, em caso de mudanças resultantes do processo de reestruturação, o que não ocorreu. “Nesta reunião, o banco se negou a prestar qualquer informação sobre o projeto e não houve negociação com os trabalhadores. A decisão da empresa não possui apenas consequências econômicas negativas, mas afeta a vida pessoal desses bancários”, acrescenta Luciana.
> Comissão na Alerj
> No final da audiência, Paulo Ramos disse que vai propor a criação de uma Comissão Parlamentar na Alerj, com a participação de parlamentares, funcionários, sindicalistas e pessoas da sociedade civil para tratar do assunto, já que a decisão do BB contribui para o esvaziamento econômico da cidade e do estado, num período em que o Rio Janeiro se prepara para sediar, nos próximos anos, grandes eventos esportivos. A proposta inclui ainda a participação da Prefeitura, através do Secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário do Município, Vinícius Assumpção, que participou da audiência.
>
>
> O vice-presidente da Contraf-CUT e membro da Comissão de Empresa dos Funcionários, Carlos de Souza, criticou a decisão do banco de implementar uma política de reestruturação. “Não aceitamos o fato de o BB não negociar com os funcionários. Além disso, é uma contradição o banco retirar do Rio setores estratégicos no momento em que a cidade gera grandes investimentos, em função da Copa e das Olimpíadas”, destacou.
> O presidente do sindicato, Almir Aguiar, também criticou o BB: “O esvaziamento do banco no Rio de Janeiro contradiz o compromisso social que a empresa diz ter, mas não possui na prática, prejudicando o funcionalismo e a cidade”.
> A vice-presidente, Adriana Nalesso, também participou da audiência, além dos diretores Samuel Braun, Rita Mota, Murilo da Silva, Ricardo Correa, Iacilton Barreto e o diretor da Federação dos Bancários RJ/ES Ricardo Maggi.
>
> __._,_.___
> | através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico
> Mensagens neste tópico (1)
> ATIVIDADE NOS ÚLTIMOS DIAS:
> Visite seu Grupo
> Conheça o Y!Encontros e passe o Dia dos Namoradosem boa companhia!
> Ainda dá tempo de encontrar companhia para passar o Dia dos Namorados!
> Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso
> .
>
> __,_._,___
Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase