[Bancariosdebase] Fwd: [analistabb] Fwd: CHEGA DE MENTIRAS!!!
Márcio Cardoso
marciocarsi em yahoo.com.br
Terça Dezembro 11 14:23:00 UTC 2012
Camaradas.
Segue informações sobre a audiência do BB com o MPT. Nota a postura do BB, quando questionado quanto a manter a proposta de compensação dos anos anteriores.
Abraços.
Márcio
Acesse www.espacosocialista.org
Início da mensagem encaminhada
>
>
> CHEGA DE MENTIRAS!!!
>
> O Banco do Brasil soltou mais um Boletim Pessoal no dia 07 de dezembro. Desta vez, distorceram ainda mais as informações, afirmando que o Ministério Público está em concordância com as atitudes do banco em relação à compensação das horas de greve.
>
> Leiam o que, de fato, aconteceu na audiência.
>
> “Vamos arrumar esta IN, que está muito subjetiva. O trabalhador deve entender que não há problemas em fazer greve e que ele não será punido com cancelamento de férias ou abonos. É uma interpretação restritiva, quando o juiz ler vai interpretar como punição e mandar reverter, tanto que foi concedida liminar proibindo esses cancelamentos. Vocês (BB) estão buscando a compensação sem razoabilidade e precisamos buscar um entendimento mediano. Vocês tiveram tempo e espaço para avançar na cláusula, mas agora o que parece é um exercício arbitrário, em busca de seus interesses apenas”, disse a procuradora durante audiência.
>
> A procuradora questionou, ainda, qual seria o prejuízo do banco em manter o modelo de compensação como nos anos passados, já que não há prejuízos para o banco. A resposta do advogado que representava o Banco do Brasil foi de que o BB não pode fazer isso. “Quem sabe no ano que vem”, disse.
>
> A procuradora, ainda, estabeleceu o prazo de 10 de dezembro para o BB reorientar seus administradores e alterar Instrução Normativa no parágrafo sobre as reavaliações de férias, abonos e licenças. Os bancários foram orientados a denunciarem o assédio moral em ação diferente, pois a audiência tratava da Instrução Normativa sobre as férias e abonos cancelados. A procuradora afirmou que vai avaliar os documentos e, se percebido indícios de assédio moral e perseguição aos grevistas, será aberta uma ação civil pública contra o Banco do Brasil.
>
> Ao contrário do que o banco diz, sabe que esta cometendo ilegalidades quando ameaça os grevistas ao arrepio da lei e da convenção coletiva. Diferente do que afirma no Boletim Pessoal enviado na última sexta-feira, o Ministério Público propôs um acordo para que o banco suspendesse as medidas de pressão aos grevistas, mas o BB se negou a aceitar a proposta da procuradora.
>
> Como resultado, além de várias denúncias ao Ministério Público, em vários locais, o banco tem sofrido derrotas judiciais. Em Santa Catarina, por exemplo, o banco teve que rever suas atitudes.
>
> Leia com atenção um trecho do correio da Super SC, dirigida aos gestores após a decisão judicial:
>
> a) “Os funcionários que possuem horas a compensar deverão apenas ser sensibilizados para efetuar a compensação, nos termos da Convenção Coletiva, sem no entando, a utilização de qualquer mecanismo estabelecido na IN 361, visando o cumprimento da compensação.
> b) Os gestores devem abster-se de efetuar convocação formal para compensação ou qualquer outro documento escrito em relação ao assunto;
> c) As agências devem abster-se de suspender férias, licenças, cursos ou abonos previamente agendados pelos funcionários, com objetivos de cumprir as horas de compensaçäo.
>
> O texto do correio deixa claro que o banco tem consciência de que as ameaças e as medidas que vem tomando contra os grevistas não têm base na convenção coletiva.
> No entanto, não é somente durante o período pós-greve que temos sofrido com as pressões do banco, por isso é necessário que nos organizemos, tanto de forma coletiva em nossos locais de trabalho como construindo iniciativas mais amplas de mobilização, pois só assim é possível resistir à política do Governo Dilma, fielmente aplicada pelo banco.
>
> AUDIÊNCIA PÚBLICA FOI MAIS UM PASSO NA LUTA CONTRA AS REESTRUTURAÇÕES
>
> Nesta segunda, dia 10/12, aqui no Rio, ocorreu a Audiência Pública na ALERJ, cujo tema central foi o questionamento às reestruturações que estão sendo implementadas no BB, atingindo especialmente os funcionários dos CSL e CSOs. A sala da audiência estava lotadada por dezenas de colegas do Banco. Os delegados sindicais do Complexo Andaraí apresentaram um dossiê com inúmeros dados sobre as consequencias aos trabalhadores do BB e a sociedade em geral, decorrente da política de centralização dos serviços da área meio. Além disto, exigiram que o Banco desse publicidade a Nota Técnica que estabelece como ficará o quadro de funcionários após a centralização. Os Engenheiros e Arquitetos do BB, através de duas associações, apresentaram vários elementos que deixam evidente que, a cada centralização de serviços, avança-se no descumprimento da legislação trabalhista e no processo de terceirização. A diretoria do Sindicato dos Bancários também se fez presente na Audiência e assumiu o compromisso de ajudar na construção de comissões, junto aos parlamentares do município e do estado, para questionar a reestruturação.
> O representante do BB na Audiência , por outro lado, afirmou, com todas as letras, que a angustia dos funcionários que serão atingidos pela reestruturacão é algo "normal" na sociedade atual e que devemos saber conviver com a angústia. Ou seja, para o Banco, empresa que se diz "referência" de responsabilidade sócio-ambiental, o sofrimento é inerente ao trabalho.
> No fim da audiëncia, o deputado Paulo Ramos deixou claro que é tarefa dos demais deputados debaterem a descaracterização do BB em um banco de mercado. Exigiu que o Banco apresente todos os dados sobre a sua proposta de nova estrutura aos funcionários e que, acima de tudo, não apresente um projeto pronto. Fez um chamado a que o Banco discuta e negocie seus projetos de reestruturação , sem imposições. E que o norte das novas estruturas seja voltar a cumprir um papel social, e não copiar as maldades praticadas pelo Itau e Bradesco.
>
> --
>
> Confira os canais de informação da Oposição Bancária Rio
> facebook.com/oposicaobancariarj | oposicaobancaria-rj.blogspot.com
>
> Quer mudar o cadastro do seu email?
> Mande uma mensagem para oposicaobb em gmail.com. Mantenha-nos atualizados.
>
> Somos filiados à CSP/Conlutas - Central Sindical e Popular cspconlutas.org.br
>
> __._,_.___
> | através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico
> Mensagens neste tópico (1)
> ATIVIDADE NOS ÚLTIMOS DIAS:
> Visite seu Grupo
> Não passe mais um Dia dos Namorados sozinho(a). Conheça o Y! Encontros.
Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase