[Bancariosdebase] JORNAL

Utopia utopia_s em yahoo.com.br
Terça Julho 3 01:20:55 UTC 2012


Olá Compa em s  de  Bancários de  Base!!!
"Segunda feira braba".
 Pessoal, quanto à formatação proposta pelo Márcio, temos acordo.Sem querer ser repetitivo (já sendo), temos um bom texto sobre "a greve que queremos", que pode tornar-se  " a greve que precisamos". Uma éspecie de síntese  do texto, atualizada.  Me proponho a ajudar fazer.  Penso que a Rosana precisa escrever algo, ainda que tópicos, sobre privados e Cid Deus/Cipa.  Por outro lado, relembramos que a grafica que sempre utilizamos já deve estar sob nova administração.  Não sei se teremos as mesmas facilidades, pois o ex dono teve uma experiência militante o que nos aproxima(va).  Portanto sugiro que tod em s tentemos buscar alternativas.   Quanto ao texto da isonomia, ficou um pouco sacrificado pela não divulgação dos detalhes do Encontro. De qq forma enviamos proposta e seria interessante (adequando espaço) alguns elementos que norteiem a isonomia no BB,  p/ maior abrangência da matéria. O txt segue anexo.
Saudações e vamos nos falando! Valeu!
 
 
 
 
 
 
ISONOMIA:  COMO CONQUISTÁ-LA em 2012!!!
 
Um  breve histórico para entendermos.
O ano era 1997.  Fim do primeiro governo FHC e mais um ano difícil  para o funcionalismo público e das estatais em particular.  Salários congelados  a anos, mudanças pra pior de todo  gênero.   Até então várias estatais estratégicas já vendidas a preço de banana em negociatas suspeitas.
 Ao final de mais uma campanha, a proposta indecente de um governo entreguista e comprometido com o neoliberalismo até a medula. Na CAIXA,   Reajuste zero e entre outras medidas negativas, a introdução de um novo plano de cargos e salários com remuneração inicial equivalente a cerca de 1/3 dos antigos escriturários e a criação do famigerado cargo de técnico bancário entre outras perolas e o fim da paridade entre ativos e aposentados. E mediadas semelhantes em todas as estatais, bancos ou não.  E pra que seu intento fosse obtido,  o governo FHC ameaçou com várias medidas  de restrições aos dirigentes sindicais e ao movimento de conjunto.  As Oposições foram contra assinar tal acordo, não éramos obrigados a assinar.  Em Estados  como São Paulo, sindicatos importantes como o seeb-sp, rejeitaram. Em outros,  assembléias que a principio rejeitaram,  foram  reconvocadas.  Ao final, com a defesa e o voto dos dirigentes
 majoritários da então CNB-CUT (atual CONTRAF),  o famigerado “Acordo”  foi assinado. Um erro que até hoje pagamos e que nos traz dificuldades nos campos político e jurídico. E de lá até agora,  ainda              que  seja a mais justa das reivindicações, continuamos patinando.  Já não temos muito tempo.  Logo não haverá mais a  referencia pra termos objeto de comparação.  Esta é a hora.  Em breve (data ainda não definida) teremos na CAIXA o Encontro Nacional Aberto pela Isonomia.  É importante que este Encontro seja estendido a todos os bancos que o reivindicam; BB, BASA, BACEN, BNB, BNDES, etc.  É fundamental a luta conjunta e efetiva com outras estatais (Petrobras, Correios, etc).   Não podemos descartar possibilidade via parlamento (projeto-lei 6259/2005),  ainda que engavetado a quase uma década.  Mas o determinante sem dúvida é o movimento organizado a partir dos locais de trabalho atuando com
 firmeza e decisão.  No caso da CAIXA exigimos ATS (adicional por tempo de serviço), Licença Prêmio e regulamentação das APIPS e parcelamento das férias.  Entendemos também que as distorções ocorridas no que se refere às VPs (Vantagens Pessoais, incorporadas aos salários dos escriturários) devem ser revistas.  Defendemos também não assinatura de acordo nos públicos, sem avanços expressivos na questão da Isonomia. É importante que @s bancári em os tenham plena consciência que se não houver luta e participação ativa de tod em s, a conquista não acontecerá. “TOD em S AO ENCONTRO”.  “EXTENSÃO DO ENCONTRO A TODOS OS BANCOS E ESTATAIS’’. “NÃO À ASSINATURADE ACORDOS, SEM AVANÇOS EXPRESSIVOS NA ISONOMIA”.

 
 
 
 
 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <https://lists.aktivix.org/pipermail/bancariosdebase/attachments/20120702/a070a7ab/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase