[Bancariosdebase] Fwd: [analistabb] EXONERADOS NA DÉCADA DE 90 PODEM SER ADMITIDOS
Márcio Cardoso
marciocarsi em yahoo.com.br
Sexta Novembro 16 01:44:05 UTC 2012
Acesse www.espacosocialista.org
Início da mensagem encaminhada
>
> Funcionários exonerados na década de 90 retomam expectativa de readmissão
>
>
>
> Carolina Gonçalves - Agência Brasil 14.11.2012 - 15h18 | Atualizado em 14.11.2012 - 15h40
>
> A proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
>
> Brasília – Com aplausos e gritos de vitória, funcionários exonerados durante o governo Collor de Mello comemoraram hoje (14), em Brasília, uma decisão dos senadores que pode permitir retorno ao antigo trabalho. Projeto de lei aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) autoriza a readmissão dos demitidos.
>
> A proposta precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados para ser transformada em lei. Se aprovado, o projeto vai contemplar mais de 30 mil trabalhadores, segundo estimativa do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep).
>
> Em 1993, o governo federal abriu prazo para que os empregados exonerados na década de 1990 assinassem um documento que reconhecia o direito a readmissão em cargos públicos. Mas, de acordo com o Sindsep, a maior parte dos funcionários não soube dos prazos publicados no Diário Oficial.
>
> Washington Luiz Nunes de Almeida, que era motorista no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, contratado por uma fundação vinculada ao ministério, conta que só tomou conhecimento da alternativa, criada para casos como o dele, há pouco mais de 4 anos. “Não divulgaram no rádio ou na televisão”, reclamou.
>
> Hoje, ele trabalha como motorista terceirizado na Agência Nacional de Transportes Terrestres. Piauiense, Washington mora em Brasília há mais de 40 anos e ainda se lembra dos quase 20 anos que passou sem emprego. “Fui demitido em 1990, logo que o Collor assumiu. Daquela época para cá, fui remando daqui e dali, sobrevivendo de bicos”, conta.
>
> O projeto em tramitação não é a primeira expectativa de retorno dos demitidos pelo governo Collor. Um outro projeto aprovado no ano passado pelo Congresso Nacional foi vetado pela presidenta Dilma Rousseff.
>
> Desta vez, tanto os funcionários exonerados quanto os parlamentares demonstram otimismo em relação aos resultados. "A justificativa do veto era que o projeto tinha uma falha processual, porque não era autorizativo. A proposta determinava a readmissão dos funcionários. Isso foi corrigido agora”, explicou o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), relator do projeto.
>
> O texto aprovado pela CCJ vai ser votado no Plenário do Senado e seguir para avaliação da Câmara dos Deputados. “Espera-se que, depois de tramitar na Câmara, a presidenta o sancione o projeto para que as pessoas exoneradas por ato discricionário, tenham esta oportunidade. Todos estão, praticamente, no final de vida, e queremos que, pelo menos nesta fase, possam tenham esse direito reconhecido”, defendeu o senador.
>
>
>
> Edição Beto Coura
>
> __._,_.___
> | através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico
> Mensagens neste tópico (1)
> ATIVIDADE NOS ÚLTIMOS DIAS:
> Visite seu Grupo
> Y!Encontros. O amor não cai do céu... Comece sua procura agora mesmo!
> Quem procura, acha. Encontre a pessoa ideal online
> Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso
> .
>
> __,_._,___
Mais detalhes sobre a lista de discussão Bancariosdebase